sábado, 9 de abril de 2022

BOM GARFO | Zeughauskeller

Fotografia: Zeughauskeller


 ZURIQUE
Talvez a gastronomia típica da Suíça não seja das mais celebradas, mas tem alguns elementos que chegam ao meu coração, tais como: o chocolate, o queijo, os molhos, a batata (…). E o Zeughauskeller, localizado mesmo no centro de Zurique e sendo um dos restaurantes mais antigos do país (secular, na verdade), é um bom espaço para mergulhar na gastronomia local e provar alguns pratos típicos. 

À entrada, somos imediatamente impactados pelo salão com aspeto de taberna medieval a meia luz e pelas mesas cheias mesmo às 19h – eu recomendaria reservarem. Mas a presença maioritária de locais diz-nos que estamos no restaurante certo para provar o que de melhor se come na Suíça. 

A minha escolha foi para o kalbsgeschnetzeltes nach zücher Art (não desesperem, são bifinhos de vitela cortados aos bocadinhos com cogumelos!), acompanhado de rösti (também típico do país, uma espécie de tortilha de batata). Não é, portanto, um prato original para nós; o sabor dos bifinhos lembrou-me muito o strogonoff e adorei o rösti, mas já tinha comido tortilha de batata antes. É típico, era bom, e era muito familiar. 

Alguns outros pratos típicos que podem experimentar e que a restante mesa pediu foram: Äplermagronen (uma massa típica que costuma levar batata, cebola, natas e maçã), e os pratos de porco e salsicha (duas proteínas muito típicas). 

Para terminar com um toque doce, escolhi como sobremesa um bolo de gengibre e canela divinal e a restante companhia aventurou-se no típico strudel de maçã. 

O preço não é simpático – mas já perceberam que nada o é na Suíça -, especialmente porque o serviço não é arrebatador e os pratos (que, em Lisboa, poderiam ser perfeitamente confundidos com as típicas tascas que recebem os grupos académicos) têm preços quase dignos de cozinha de autor (que não é). Mas pela experiência e pela fome imensa que sentimos depois de um dia em cheio, não nos arrependemos.
______________________________
Zinnengasse, 28A, 8001
Zürich
Contacto: +41 442 201 515

1 comentário:

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)