LIVROS | Sweet Bean Paste


Sweet Bean Paste conquistou-me pela sua capa com flores de cerejeira em destaque e pelas três personagens – de gerações diferentes – que protagonizam uma história simples, gentil e que me fez refletir.

Junto de uma rua repleta de flores de cerejeira, existe um pequeno café especializado em dorayaki – uma espécie de panqueca típica no Japão. Nele, trabalha Sentaro, um homem que se sente completamente perdido depois de um registo criminal irreparável, uma tendência vertiginosa para o álcool e o mais puro desinteresse em ficar o resto da vida a vender dorayaki. Até que conhece Tokue, uma idosa um tanto quanto peculiar, já que imediatamente nota que ela tem as mãos desfiguradas e uma atitude atrevida, desafiando-o ao dizer que tem a receita de dorayaki perfeita e que pode ajudar nas vendas. Um encontro inesperado e que dá o tom para toda a história. 

Sweet Bean Paste não tem plot twists nem uma narrativa alucinante, mas é a escolha perfeita se estão à procura de uma história curta, com elementos simples e pormenores enriquecedores. O facto de ser tão simples permite que as personagens tenham uma construção madura, que a dinâmica entre todos os elementos tenha mais atenção e que a verdadeira moral desta história – que, eu confesso, era-me totalmente desconhecida – tenha o devido protagonismo. 

Foi uma história que me fez sorrir, que me fez companhia mas que, acima de tudo, me emocionou. É adorável pela sua finalidade, pela graça de Tokue e pelo arco de rendição de Sentaro. Para ler à sombra de uma árvore.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliado.

5 comentários

  1. Não conhecia, mas parece interessante. :)

    ResponderEliminar
  2. Há livros assim, simples e que nos deliciam. E nem precisam de ser esmagadores, basta que nos toquem de alguma forma. Saber escolher a altura certa para os ler também é importante.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
  3. Vi o filme e gostei muito !
    https://en.wikipedia.org/wiki/Sweet_Bean

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia o livro mas adorei a resenha. Adorei seu blog que ja estou seguindo.
    bjs bjs
    https://beperes.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.