segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

LIVROS | Sweet Bean Paste


Sweet Bean Paste conquistou-me pela sua capa com flores de cerejeira em destaque e pelas três personagens – de gerações diferentes – que protagonizam uma história simples, gentil e que me fez refletir.

Junto de uma rua repleta de flores de cerejeira, existe um pequeno café especializado em dorayaki – uma espécie de panqueca típica no Japão. Nele, trabalha Sentaro, um homem que se sente completamente perdido depois de um registo criminal irreparável, uma tendência vertiginosa para o álcool e o mais puro desinteresse em ficar o resto da vida a vender dorayaki. Até que conhece Tokue, uma idosa um tanto quanto peculiar, já que imediatamente nota que ela tem as mãos desfiguradas e uma atitude atrevida, desafiando-o ao dizer que tem a receita de dorayaki perfeita e que pode ajudar nas vendas. Um encontro inesperado e que dá o tom para toda a história. 

Sweet Bean Paste não tem plot twists nem uma narrativa alucinante, mas é a escolha perfeita se estão à procura de uma história curta, com elementos simples e pormenores enriquecedores. O facto de ser tão simples permite que as personagens tenham uma construção madura, que a dinâmica entre todos os elementos tenha mais atenção e que a verdadeira moral desta história – que, eu confesso, era-me totalmente desconhecida – tenha o devido protagonismo. 

Foi uma história que me fez sorrir, que me fez companhia mas que, acima de tudo, me emocionou. É adorável pela sua finalidade, pela graça de Tokue e pelo arco de rendição de Sentaro. Para ler à sombra de uma árvore.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliado.

5 comentários:

  1. Não conhecia, mas parece interessante. :)

    ResponderEliminar
  2. Há livros assim, simples e que nos deliciam. E nem precisam de ser esmagadores, basta que nos toquem de alguma forma. Saber escolher a altura certa para os ler também é importante.
    Beijinhos
    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
  3. Vi o filme e gostei muito !
    https://en.wikipedia.org/wiki/Sweet_Bean

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia o livro mas adorei a resenha. Adorei seu blog que ja estou seguindo.
    bjs bjs
    https://beperes.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)