LIVROS | O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo


Há livros que, quando os termino, tenho vontade de correr até à livraria mais próxima e comprar mais uma dezena de exemplares e oferecer a todas as pessoas que estimo, com uma dedicatória especial para cada uma. São livros muito particulares, mas que são recomendados para toda a gente porque a interpretação e a experiência de leitura serão diferentes para cada leitor. O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo é um exemplo deste tipo de livros, em que ficamos rendidos na 1ª página. O título comprido — e um pouco desinteressante, na minha opinião — não deixam adivinhar a experiência bonita e visual que nos aguarda. 

A fábula é da autoria do ilustrador Charlie Mackesy, que fez toda a redação e ilustração deste livro enquanto passava por um processo de luto, depois da perda de um amigo. O livro conta com quatro protagonistas, expectáveis pelo título: um menino muito curioso, uma toupeira que adora bolos, uma raposa que não entrega os seus sentimentos de mão beijada e um sábio cavalo. De uma forma bonita, as quatro personagens cruzam-se e criam uma bonita amizade. 

Num paralelismo compreensível com O Principezinho, este é um livro que se poderia ler num sopro, mas que damos por nós a saborear as páginas devagar, apreciando os diálogos simples, as analogias poéticas, a sensibilidade de temas como a amizade, saudade, amor e confiança. Deliciamo-nos com as ilustrações e cada momento da história desperta em nós memórias, reflexões ou sensações diferentes, consoante a nossa fase de vida. 

É um livro perfeito para ser lido à noite com os mais pequenos, numa cama aconchegante, ou para ser lido pelos adultos, com um cobertor fofinho. É um livro que, quando oferecido, vai junto com o coração. É um daqueles livros que vai parar à estante e de lá não sai, não temos coração para o doar. Um livro muito especial.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliado.

3 comentários

  1. Ai, preciso tanto deste livro e não sabia! Já o tinha visto nas livrarias mas nunca lhe peguei. Vai ser agora, obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia, mas levo a sugestão :) Beijinhos

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.