segunda-feira, 11 de outubro de 2021

LIVROS | O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo


Há livros que, quando os termino, tenho vontade de correr até à livraria mais próxima e comprar mais uma dezena de exemplares e oferecer a todas as pessoas que estimo, com uma dedicatória especial para cada uma. São livros muito particulares, mas que são recomendados para toda a gente porque a interpretação e a experiência de leitura serão diferentes para cada leitor. O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo é um exemplo deste tipo de livros, em que ficamos rendidos na 1ª página. O título comprido — e um pouco desinteressante, na minha opinião — não deixam adivinhar a experiência bonita e visual que nos aguarda. 

A fábula é da autoria do ilustrador Charlie Mackesy, que fez toda a redação e ilustração deste livro enquanto passava por um processo de luto, depois da perda de um amigo. O livro conta com quatro protagonistas, expectáveis pelo título: um menino muito curioso, uma toupeira que adora bolos, uma raposa que não entrega os seus sentimentos de mão beijada e um sábio cavalo. De uma forma bonita, as quatro personagens cruzam-se e criam uma bonita amizade. 

Num paralelismo compreensível com O Principezinho, este é um livro que se poderia ler num sopro, mas que damos por nós a saborear as páginas devagar, apreciando os diálogos simples, as analogias poéticas, a sensibilidade de temas como a amizade, saudade, amor e confiança. Deliciamo-nos com as ilustrações e cada momento da história desperta em nós memórias, reflexões ou sensações diferentes, consoante a nossa fase de vida. 

É um livro perfeito para ser lido à noite com os mais pequenos, numa cama aconchegante, ou para ser lido pelos adultos, com um cobertor fofinho. É um livro que, quando oferecido, vai junto com o coração. É um daqueles livros que vai parar à estante e de lá não sai, não temos coração para o doar. Um livro muito especial.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliado.

2 comentários:

  1. Ai, preciso tanto deste livro e não sabia! Já o tinha visto nas livrarias mas nunca lhe peguei. Vai ser agora, obrigada!

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia, mas levo a sugestão :) Beijinhos

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)