LIVROS | O Tempo Entre Costuras


Cruzei-me com esta livro de uma forma inesperada. No ano passado, o catálogo da Netflix sugeriu-me uma série espanhola que estava prestes a sair da rede de streaming chamada O Tempo Entre Costuras. Fiquei imediatamente rendida aos episódios, porém, o facto de existir uma contagem decrescente para a série sair do catálogo não foi suficiente para eu perder o hábito de ver tudo muito devagar. Moral da história: a série saiu do catálogo precisamente no momento em que estava a descobrir o enredo principal desta história! 

Uma pessoa normal teria ido atrás da série e continuado a ver. Mas depois existo eu, que só praticamente um ano depois comprei o livro para continuar a história. 

Sila é uma mulher de origens humildes, delicada e muito talentosa para a costura. Vive em tempos instáveis e numa Madrid que depressa vai sofrer grandes transformações. Uma série de acontecimentos e decisões — que não vou revelar para manter o efeito surpresa — levam-na a Tetuán, onde conhece personagens improváveis e é levada para uma verdadeira aventura onde quem vence são os espertos e oportunistas. 

O livro está dividido em quatro partes, mas eu diria que toda a narrativa estaria, facilmente, segmentada em três acontecimentos principais que influenciam a protagonista e, por conseguinte, toda a história. Embora seja um volume de páginas considerável, a leitura faz-se a bom ritmo e sem espaço para grandes divagações — embora eu sinta que esta é uma perceção influenciada pelo facto de uma parte da história eu já conhecer graças à série. Em outras opiniões que tive a oportunidade de ler, muitos leitores queixaram-se do ritmo da primeira parte, sem saberem ao certo para onde estavam a ser encaminhados. 

O Tempo Entre Costuras tinha tudo para correr mal, na verdade: a narrativa tem três locais principais, fala sobre duas culturas distintas, decorre em três regimes políticos diferentes e ainda envolve temas como alta costura e espionagem, sem contar com o enredo natural entre as personagens. É tanta informação, contexto, detalhe e referências que é muito fácil um livro acabar confuso, com pontas soltas ou frágil em alguns temas — raso. E é por isto que tiro o meu chapéu à autora, María Dueñas, por conseguir pegar em todos estes temas e fazer um verdadeiro remate sem pontas soltas e com muita substância. É um livro que denuncia o empenho da autora em saber do que escreve — e isto é mais raro e louvável do que se pensa. 

Envolvente, feminino e muito interessante, O Tempo Entre Costuras promete uma história cheia de reviravoltas, uma protagonista evolutiva e descrições que nos transportam para uma Madrid empobrecida, uma Tetuán cheia de cores e uma Lisboa desconfiada. Não tenho curiosidade para ler os livros que se seguem desta história — eu gostei do final e, honestamente, fico desiludida por quererem dourar a pílula — mas fiquei feliz por ter terminado esta história entre páginas e não entre episódios.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliado.

2 comentários

  1. Desconhecia por completo! Obrigada pela partilha.

    ResponderEliminar
  2. Li o livro há já algum tempo e gostei bastante do enredo mas recordo-me que o início não me prendeu. Só depois de alguns capítulos me rendi a Sira. 😊

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.