WEB | Ouviste Isto? #10


Internet, 'Síndrome de Restaurante Chinês' e roleta de unfollows. Se esta salada não denuncia de imediato que este é um artigo com as minhas mais recentes recomendações de episódios de podcasts, vocês são novos por aqui — mas não se acanhem, bem-vindos! Há espacinho para todos e tenho canecas que cheguem. Auscultadores a postos?

A INTERNET, COM O JOÃO DIOGO

O Sobremesa é um dos meus podcasts preferidos pela diversidade de temas e pelos convidados que a Mafalda Beirão escolhe a dedo. O ponto de partida deste episódio nasce da diversidade entre a host — criadora de conteúdos digitais  e o seu convidado, João Diogo, que se abstém o mais possível de redes sociais, mas rapidamente ramifica-se para outros sub-temas igualmente interessantes. É um episódio rico que foi transitando entre pontos mais comuns e outros mais exploratórios. Acima de tudo, a mensagem parece ser clara: qual é o teu propósito para usar a internet? E será que as redes sociais estão a dominar os teus comportamentos?

PURE UNAMI: SHOULD WE LEARN TO LOVE MSG?

Foi numa aula de Toxicologia que fui introduzida ao mito MSG. Escrito assim, talvez não vos diga grande coisa mas se disser pelo termo mais comum (e preconceituoso) ‘Síndrome de Restaurante Chinês’, ocorre-vos qualquer coisa. O glutamato monossódico (MSG) é uma substância utilizada para intensificar os sabores, e é um ingrediente muito comum na gastronomia oriental (deu, inclusive, origem ao termo Unami, que não tem tradução mas que o oriente considera um 5º gosto e que se refere a algo muito saboroso). Durante muitos anos, o MSG foi considerado como um ingrediente que, ingerido em elevada quantidade, poderia causar efeitos adversos como dores de cabeça, fadiga, palpitações, entre outras maleitas. O resultado? Vários casos reportados de pessoas que, depois de fazerem a sua refeição em restaurantes orientais, sentiam-se mal. Mas, na verdade, estes efeitos adversos do MSG são... um mito. E este episódio explica ao detalhe e de uma forma dinâmica como esta perceção errada  que dura até aos dias de hoje  nasceu, como beneficiou o preconceito contra comunidades asiáticas e porque razão não existe nada, à partida, com que nos preocuparmos.

ROLETA DO UNFOLLOW

Eu adoro o É nóia minha? Numa época em que nos vimos tão isolados, encontrei neste podcast a sensação que tinha quando estava numa esplanada com amigas a ouvir as histórias mais loucas. Neste episódio em particular, a Camila selecionou algumas das unpopular opinions dos seus ouvintes para comentar e eu achei tão original e engraçado que não resisti em partilhar convosco. Se querem algo descontraído e para darem algumas gargalhadas, recomendo muito. E concordo a 100% com o testemunho do Rei Leão (sorry not sorry).

Já ouviram algum?

Enviar um comentário

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.