quinta-feira, 22 de julho de 2021

LIVROS | Creative Confidence


A criatividade é um dos assuntos que mais me fascina e que também mais tenho dificuldade em encontrar conteúdo que me enriqueça. Sinto que a maior parte dos livros sobre criatividade orbitam nos mesmos touchpoints. Talvez a culpa não seja dos autores; a verdade é que sabemos muito pouco sobre como a criatividade se processa — neurocientificamente falando — e creio que é esse mistério que me atrai sempre para mais e mais livros, na esperança de desvendar um pouco mais do que está por detrás da cortina.
 
Creative Confidence não é um livro extraordinário nem groundbreaking, mas surpreendeu-me pela aposta na componente prática — que, tendo em conta que os autores nunca saberá qual o setor de atividade em que o leitor se encontra, é um gesto um tanto quanto ousado. Neste livro, os irmãos David e Tom Kelley exploram a criatividade não apenas enquanto uma área artística mas uma ferramenta válida — e fundamental! — para os vários setores profissionais (quem diria que um MRI poderia ser um barco de piratas, por exemplo?!).
 
A criatividade muda o mundo e a nossa própria perceção do mundo. Esta é a mensagem principal que os autores procuram deixar em Creative Confidence, e penso que é uma missão bem sucedida entre casos de sucesso, pontos de vista pessoais e muitos exercícios práticos que David e Tom tiraram das suas aulas e workshops de criatividade.
 
Embora alguns capítulos não me tenham impressionado, as suas histórias (pessoais, de alunos e de projetos que abraçaram) fizeram-me observar a criatividade de um novo ângulo, assim como os exercícios propostos — alguns deles são bastante simples de fazer e muito interessantes. ‘Qualquer pessoa pode ser criativa’ é uma das afirmações arrojadas presentes no livro mas que, entre capítulos e exemplos incríveis, fica comprovada.

WOOK

Este artigo contém links de afiliado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)