segunda-feira, 24 de maio de 2021

LIVROS || Trick Mirror


São vários os livros bons com que me vou cruzando ao longo dos anos, mas poucos os que verdadeiramente me fizeram abrir a mente, pousar o livro para refletir ou observar um tema sob um novo ângulo. Jia Tolentino ofereceu-me esta experiência através do Trick Mirror, um livro com uma compilação de ensaios sobre a forma como certos assuntos da atualidade têm impactado e influenciado a nossa forma de estar, pensar e desejar. 

Embora seja um livro de leitura recomendada para todos, é uma obra que eu destacaria, sem dúvida, para as mulheres — até porque este é, claramente, um livro escrito de mulher para mulher. Desde a internet e redes sociais, religião, consumo de drogas, assédio, exercício físico, alimentação, literatura, empreendedorismo e até casamento, Jia explora um tema por capítulo tendo sempre como ponto de partida uma experiência pessoal que a fez descobrir o quanto temos, enquanto sociedade, uma ilusão enraizada sobre estes e muitos outros temas.

É uma narrativa muito honesta e com pontos de vista muito frescos. Nem sempre concordei na totalidade com algumas das visões da autora mas consegui identificar que todos os seus ideais e argumentos eram muito válidos — onde, embora não concordasse, conseguia compreender. E acho isso fundamental para termos uma visão mais aberta do mundo, da sociedade e da nossa jornada enquanto mulheres. 

Trick Mirror foi o livro que falou sobre feminismo de uma forma que eu acho necessária, diferente e com uma abordagem muito fresca e pertinente. Mostra-nos como tantos assuntos que damos por garantidos ou desnecessários de dedicar muito pensamento funcionam como marionetas que manipulam a nossa forma de pensar, os nossos objetivos de vida, a nossa perceção corporal, o nosso à vontade com os outros. Foi muito importante conseguir ganhar esta distância e observar como isso realmente acontece e molda-nos. 

É, de momento, o meu livro preferido de 2021 e gostaria de poder fazer-vos chegar a cada um de vocês que está a ler este artigo um exemplar.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliado.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)