LIVROS || Trick Mirror


São vários os livros bons com que me vou cruzando ao longo dos anos, mas poucos os que verdadeiramente me fizeram abrir a mente, pousar o livro para refletir ou observar um tema sob um novo ângulo. Jia Tolentino ofereceu-me esta experiência através do Trick Mirror, um livro com uma compilação de ensaios sobre a forma como certos assuntos da atualidade têm impactado e influenciado a nossa forma de estar, pensar e desejar. 

Embora seja um livro de leitura recomendada para todos, é uma obra que eu destacaria, sem dúvida, para as mulheres — até porque este é, claramente, um livro escrito de mulher para mulher. Desde a internet e redes sociais, religião, consumo de drogas, assédio, exercício físico, alimentação, literatura, empreendedorismo e até casamento, Jia explora um tema por capítulo tendo sempre como ponto de partida uma experiência pessoal que a fez descobrir o quanto temos, enquanto sociedade, uma ilusão enraizada sobre estes e muitos outros temas.

É uma narrativa muito honesta e com pontos de vista muito frescos. Nem sempre concordei na totalidade com algumas das visões da autora mas consegui identificar que todos os seus ideais e argumentos eram muito válidos — onde, embora não concordasse, conseguia compreender. E acho isso fundamental para termos uma visão mais aberta do mundo, da sociedade e da nossa jornada enquanto mulheres. 

Trick Mirror foi o livro que falou sobre feminismo de uma forma que eu acho necessária, diferente e com uma abordagem muito fresca e pertinente. Mostra-nos como tantos assuntos que damos por garantidos ou desnecessários de dedicar muito pensamento funcionam como marionetas que manipulam a nossa forma de pensar, os nossos objetivos de vida, a nossa perceção corporal, o nosso à vontade com os outros. Foi muito importante conseguir ganhar esta distância e observar como isso realmente acontece e molda-nos. 

É, de momento, o meu livro preferido de 2021 e gostaria de poder fazer-vos chegar a cada um de vocês que está a ler este artigo um exemplar.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliado.

Enviar um comentário

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.