segunda-feira, 17 de maio de 2021

LIVROS || The Midnight Library


Algures no Universo, existe uma biblioteca onde cada livro apresenta uma versão de como teria sido a tua vida se tivesses seguido um rumo diferente, desde as escolhas mais triviais às mais decisivas. Esta é a premissa de Midnight Library, com a protagonista Nora que, depois de um incidente, se vê naquela biblioteca, pronta para conhecer as várias versões que existem dela própria.
 
Sempre tive uma relação um pouco tremida com os livros de ficção de Matt Haig: no geral, acho que faz premissas brilhantes com narrativas fraquinhas. Por esta experiência, não nego que iniciei as primeiras páginas de Midnight Library com alguma gestão de expectativas, mas a verdade é que saí surpreendida pela positiva.
 
Midnight Library pega numa pergunta que, certamente, já esteve presente na nossa mente (‘Como seria se tivesse escolhido A? Se tivesse acontecido B? Se fosse C?’) e torna-a numa história muito interessante sobre saúde mental. A forma sensível e articulada com que fala sobre transtornos mentais é comovente, mas também reconfortante, levando-nos a rever o nosso próprio caminho e a pensar que não poderia ter sido de outra maneira ou com outro tipo de personalidade. A narrativa circular agradou-me bastante por reforçar uma série de mensagens em que eu própria acredito.

De ritmo fluído, imersiva e envolvente, Midnight Library é uma história quentinha no coração que devorei num ápice. Um dos meus preferidos de 2021.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliado.

1 comentário:

  1. Que giro! Fiquei curiosa com este livro, confesso. Obrigada pela sugestão.

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)