SÉRIES || Deus Cérebro


O cérebro e o universo da neurociência são um dos segmentos da ciência que mais me fascina. É muito cruel no sentido em que temos muito poucas respostas para uma infinidade de perguntas, temos poucas curas para as patologias com que nos cruzamos e, no geral, ainda não compreendemos integralmente o órgão mais fascinante, não só do corpo humano, mas de todo o universo. E a RTP decidiu extrapolar este fascínio através de uma produção nacional que conta com alguns dos mais experientes profissionais da neurociência e psicologia — incluindo portugueses — para fazer chegar a beleza do cérebro às massas. 

Deus Cérebro é uma minissérie documental de 4 episódios, já terminada e disponível na RTP Play, que explora as todas as componentes admiráveis sobre o cérebro, desde emoções, memória, criatividade, patologias neurológicas e mentais, concentração, entre outros. Tem uma linha condutora excecional e reúne os insights de cada especialista para comunicar esta área interessante, mas desafiante. 

Com uma fotografia e edição sublimes e a locução muito original e arrojada de Inês Meneses e Luís Pacheco, cada episódio tem a duração média de 1 hora e é a série que eu gostava que toda a gente — sem escapar ninguém! — assistisse. Porque aproxima a ciência, porque desconstrói alguns mitos e preconceitos com doenças mentais ou doenças de espectro, ajuda-nos a compreender como é que certos mecanismos se operam no cérebro de forma a tornar-nos... quem somos. Tudo isto com uma linha de partida muito poética e filosófica, o que acaba por envolver a ciência na arte, uma ideia em que acredito há muito tempo. 

Já não me lembro da última vez em que assisti a algo tão rico e fico orgulhosa por ser uma produção nossa. Foi uma das minhas melhores descobertas do ano (que, na verdade, já ansiava pela estreia desde 2020). Embora desconfie que só uma parte do mundo vá assistir, o seu todo precisava desta produção.

4 comentários

  1. Que review bonita, e a prova é que fiquei com um bichinho imenso para ver, parece ultra interessante!

    ResponderEliminar
  2. Acho que vou tentar encontrar para ver :) Fiquei curiosa.

    ResponderEliminar
  3. Está na lista para ver. Só leio opiniões soberbas sobre a série e acredito que vai ser muito bom poder comprovar o que é dito.


    A Sofia World

    ResponderEliminar
  4. Foi uma série que também gostei muito e sim, também achei que soube a pouco.
    Muito boa!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.