Em 2014, o almirante William H. McRaven protagonizou um dos discursos mais populares de sempre, partilhando com todos os finalistas da Universidade do Texas 10 princípios simples que aprendeu na Marinha e pelos quais se rege até então. O seu discurso foi tão inspirador — e viral, com milhões de visualizações no Youtube — que o público implorou por um desenvolvimento de cada princípio. O título é o ponto de partida e a provocação certa para os leitores mais desprevenidos.
Faz a Tua Cama explora, então, como é que o almirante William H. McRaven aprendeu estas 10 lições, evocando as memórias do seu percurso desafiante e muito exigente pela Marinha. Embora não tenha o mínimo fascínio pelo universo militar e considere algumas das suas experiências questionáveis para a minha realidade, os seus dez princípios podem ser transversais à vida e compreensíveis. Dei por mim, durante a leitura, a resgatar quais foram as minhas próprias experiências que me fizeram chegar aquela lição, um exercício muito interessante.
É um livro curto, com um ótimo ritmo de leitura e que não tenta ser mais do que o que foi pedido. Não há nenhum princípio ou premissa que provoque o leitor pelo prazer sensacionalista, muito pelo contrário: a maioria são aprendizagens familiares, mas reconfortantes, que nos relembram que, às vezes, são mesmo as lições mais primordiais e simples que devemos levar connosco em todas as situações de vida — e não apenas para quem tem de nadar à noite num mar infestado de tubarões.
WOOK
Bertrand
Este artigo contém links de afiliado.
Li este livro o ano passado por recomendação da minha prima e concordo com tudo o que escreveste. É muito menos sensionalista do que pensei que seria e fiquei agradavelmente surpreendida.
ResponderEliminarNão conhecia, mas já adicionei à TBR :)
ResponderEliminarPareceu ser muito interessante, fiquei curiosa por lê-lo!
ResponderEliminarCheguei a este livro após terem-me falado do discurso e de o ter visto.
ResponderEliminarJá o li, e recomendo-o, em particular a versão inglesa, por ser mais impactante! Vou voltar a lê-lo quando estiver a preparar a próxima maratona.