segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

LIVROS || Faz a Tua Cama


Em 2014, o almirante William H. McRaven protagonizou um dos discursos mais populares de sempre, partilhando com todos os finalistas da Universidade do Texas 10 princípios simples que aprendeu na Marinha e pelos quais se rege até então. O seu discurso foi tão inspirador — e viral, com milhões de visualizações no Youtube — que o público implorou por um desenvolvimento de cada princípio. O título é o ponto de partida e a provocação certa para os leitores mais desprevenidos. 

Faz a Tua Cama explora, então, como é que o almirante William H. McRaven aprendeu estas 10 lições, evocando as memórias do seu percurso desafiante e muito exigente pela Marinha. Embora não tenha o mínimo fascínio pelo universo militar e considere algumas das suas experiências questionáveis para a minha realidade, os seus dez princípios podem ser transversais à vida e compreensíveis. Dei por mim, durante a leitura, a resgatar quais foram as minhas próprias experiências que me fizeram chegar aquela lição, um exercício muito interessante. 

É um livro curto, com um ótimo ritmo de leitura e que não tenta ser mais do que o que foi pedido. Não há nenhum princípio ou premissa que provoque o leitor pelo prazer sensacionalista, muito pelo contrário: a maioria são aprendizagens familiares, mas reconfortantes, que nos relembram que, às vezes, são mesmo as lições mais primordiais e simples que devemos levar connosco em todas as situações de vida — e não apenas para quem tem de nadar à noite num mar infestado de tubarões.

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliado.

4 comentários:

  1. Li este livro o ano passado por recomendação da minha prima e concordo com tudo o que escreveste. É muito menos sensionalista do que pensei que seria e fiquei agradavelmente surpreendida.

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia, mas já adicionei à TBR :)

    ResponderEliminar
  3. Pareceu ser muito interessante, fiquei curiosa por lê-lo!

    ResponderEliminar
  4. Cheguei a este livro após terem-me falado do discurso e de o ter visto.
    Já o li, e recomendo-o, em particular a versão inglesa, por ser mais impactante! Vou voltar a lê-lo quando estiver a preparar a próxima maratona.

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)