terça-feira, 10 de novembro de 2020

LIVROS || How to Learn Almost Anything in 48 Hours


O título arrojado convenceu-me a mergulhar nesta leitura rápida, da autoria de Tansel Ali, o campeão da memória australiano. Temos tendência para observar a nossa capacidade de memorização como um talento (ou a ausência dele) definitivo e imutável, onde alguns são verdadeiros mestres na arte de lembrar tudo o que assimilaram de forma rápida e eficaz e outros esquecem-se dos óculos no frigorífico (estou a apontar para mim). 

Mas a verdade é que a nossa capacidade de memória é trabalhável e muitas vezes só depende da técnica certa. Somos ensinados a trabalhar a memória através da repetição, sem darmos conta de que nem todas as informações são fáceis de decorar desta forma e que existem outras alternativas que poderão poupar tempo e frustração. De uma maneira muito prática e exemplificativa, Tansel Ali enumera as suas preferidas. 

Seja para estudar para os exames, nunca mais esquecer um nome ou onde deixámos as chaves do carro, aprender combinações numéricas num ápice ou dominar uma nova língua em tempo recorde, há um método de memorização ideal e How To Learn Almost Anything In 48 Hours diz-nos qual e a média de tempo que leva a que o processo fique completo com sucesso. Em jeito bónus, seguimos ainda o relato de como o autor foi capaz de memorizar as páginas amarelas australianas — e de as enumerar para um anúncio publicitário. 

Sendo um livro com muita componente prática, senti que é um exemplar a que vou recorrer regularmente no futuro e não me senti defraudada. Achei curioso que alguns dos métodos eu já fizesse, mesmo sem os conhecer formalmente (eu fazia muitos apontamentos de humor para memorizar conceitos de fisiologia e anatomia). Recomendo!

WOOK

Bertrand

Este artigo contém links de afiliados.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)