APP || Instagram Reels: Hot or Not?


Se têm conta de Instagram, certamente já se aperceberam da nova funcionalidade disponível, o reels. Esta nova ferramenta permite a criação de vídeos de 15 segundos com opções de edição de vídeo, filtro e música. Lembra-vos alguma coisa (ou app)? 

O TikTok chegou para ficar e conquistou os utilizadores mais céticos durante a quarentena. Numa época em que o nosso tempo médio de atenção está pela rua da amargura, chegou uma aplicação que, em 15 segundos, entretém, diverte, informa e, acima de tudo, não consome muito tempo ao utilizador — ou assim vive a ilusão porque, sejam sinceros: quantas vezes deram por vocês há horas no TikTok

Seria expectável que o Instagram desse uma resposta a esta lacuna na plataforma e criasse um conceito semelhante. Ficam em falta algumas componentes da aplicação concorrente — a opção de dueto ou o upload de áudio — mas a ideia primordial já está disponível para todos utilizarem — e as opiniões dividem-se. 

Poderá o Instagram derrotar o TikTok com os reels da mesma forma que derrotou o Snapchat com os instastories? Ou será uma pequena derrota comparada com o impacto que esperavam no IGTV vs Youtube

De um ponto de vista inicial — e, por isso, muito passível de estar errado — o Instagram parte em desvantagem em relação a alguns pontos, a começar pela própria imagem que a app construiu. De uma perspetiva comercial, há uma linha muito editorial e formal que não parece combinar tão bem com a postura descontraída do TikTok. Parece impensável que quem trabalha com marcas no Instagram possa fazer os mesmos conteúdos que faz no TikTok. A impossibilidade de fazer upload de áudio também é uma desvantagem, uma vez que esse é um dos pontos-chave que torna o antigo Musical.ly tão dinâmico e cativante. 

Um outro detalhe centra-se no algoritmo, alvo de duras críticas desde que o Instagram tem memória. Em ambas as aplicações, o algoritmo opera de formas diferentes: enquanto que o TikTok apostou em cheio nos interesses do utilizador, aprimorando a cada visualização aquilo que o utilizador interage e consome melhor, o Instagram assumiu uma posição mais comercial e com aposta no patrocínio, para alavancar a publicação. Torna-se, assim, mais intuitivo e simples de conhecer novos conteúdos através do TikTok. A vontade do Instagram é assumir um conceito semelhante para o reels mas o algoritmo poderá estar conta ele. 

A verdade é que todos estes pontos não são difíceis de colmatar. A imagem de uma app pode ser reinventada e a vantagem de centralizar, numa só plataforma, várias hipóteses de conteúdo não é assim tão desinteressante (lembrem-se: estamos cada vez mais preguiçosos, é um facto. Até para sair de uma app e ir para outra). E não será tão descabido uma só plataforma ser lugar para criadores de conteúdo versáteis e diferentes uns dos outros. A mais recente polémica em relação às características de insegurança do TikTok nos Estados Unidos também pode dar força a que esta funcionalidade no (aparentemente inocente) Instagram conquiste fãs. 

De uma perspetiva pessoal, ainda não experimentei o reels e, embora não tenha grande talento de vídeo, não escondo a curiosidade. Mais recentemente, por motivos de segurança, desinstalei o TikTok e, portanto, só me sobra de facto esta funcionalidade para testar. Qual é a vossa opinião?

4 comentários

  1. O Tiktok sofreu um forte revés devido às acusações pelos EUA de não proteção dos dados dos utilizadores. era esperada a resposta dos gigantes americanos.

    ResponderEliminar
  2. Admito que não estou familiarizada com nenhuma, e sou a pessoa que via os Tiktoks que partilhavam no Instagram portanto o facto de poder ter (quase) tudo numa aplicação parece bastante interessante mas não sei qual será o rumo que irá tomar! Veremos, afinal tudo depende do utilizador.
    Um beijinho, Ana Rita!

    ResponderEliminar
  3. Ainda não me convenceu.. confesso, mas pode ser que seja como os insta stories! Por agora permaneço pelo tiktok, com o algoritmo que adoro e com criadores de conteúdo absolutamente geniais! Acho uma aposta interessante por parte do instagram mas sinto que se começa a tornar uma app, de certa forma, confusa de tão multifacetada que é!

    ResponderEliminar
  4. Eu gosto que esteja tudo centrado no Instagram. Não gosto de ter milhões de aplicações instaladas.
    Beijinhos :)
    https://www.dailyvlife.com

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.