terça-feira, 2 de junho de 2020

WEB || O Espaço no Teu Dia de Aniversário


Sendo aficionada pelo espaço como sou, esta descoberta fez os meus olhos brilhar! No seguimento da celebração dos 30 anos de órbita do telescópio espacial Hubble, a NASA preparou um miminho especial para todos os amantes do espaço! 

Há 30 anos que o Hubble faz 15 órbitas por dia em torno da Terra e regista, sistematicamente, imagens de outros planetas, estrelas e galáxias. Foi lançado em 1990 e, desde então, tem contribuído com extraordinárias descobertas e fotografias deslumbrantes. 

Para assinalar o dia 24 de Abril — data do lançamento — a NASA divulgou no seu site uma nova funcionalidade que nos permite pesquisar qual foi o registo mais incrível que o Hubble gravou no nosso dia de aniversário. No formulário de pesquisa, só conseguem indicar o dia e mês do vosso nascimento, pelo que o resultado não será referente ao ano em que nasceram mas sim ao dia do vosso aniversário. A diversidade de imagens é fascinante e é inevitável refletir sobre a imensidão de coisas que acontecem fora do nosso planeta todos os dias, sem darmos conta! 

No meu caso, o resultado é a Nébula Anel que figura este artigo, a 16 de Outubro de 1998 — soprava eu 4 velas! Tem um ano-luz de diâmetro e é composta por uma estrela a morrer que flutua numa névoa azul de gás quente. Está a 2000 anos-luz de nós. Para descobrirem o vosso, é só clicarem aqui. Divirtam-se!

2 comentários:

  1. Que funcionalidade engraçada e linda! A mim apareceu-me a Star Cluster M15, um algomerado de estrelas tirado em 2 de maio de 2006, quando tinha 9 anos :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Uhhh fiz o meu e calhou-me o Galaxy NGC 7674, datado a 10 de Junho de 2006! É uma galáxia em espiral tão bonita! 😍

    Beijocas,
    LYNE, IMPERIUM BLOG // CONGRESSO BOTÂNICO - PODCAST

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)