FILMES || Atleta A


Os maillots coloridos, penteados perfeitos e acrobacias extraordinárias do universo da ginástica mascaram a dureza cruel dos ambientes de treino de muitas ginastas que, desde tenra idade, observam o seu peso, aparência e capacidades escrutinados até além do limite para trazerem medalhas e patrocínios para os seus clubes. O contexto agrava-se quando, a todo este somatório, acrescentamos casos de abuso sexual. 

Atleta A é o mais recente documentário da Netflix que explora o escândalo publicado por uma pequena redação norte-americana sobre a Federação Americana de Ginástica, onde centenas e centenas de crianças ginastas — muitas delas, atletas olímpicas — foram abusadas sexualmente pelo médico integrante da Federação. Parece suficiente revoltante até percebermos que a Federação sabia das acusações e atrocidades que este médico fazia a tantas atletas. 

O documentário tem como foco principal a linha cronológica desde o conhecimento dos casos por parte da redação até ao devido julgamento e condenação do médico, mas contempla também toda a cultura tóxica envolta na ginástica, o controlo cruel mascarado de rigor, as exigências pelas quais estas atletas são submetidas sem que encontrem ninguém que as proteja. O abuso à inocência destas jovens é evidente e deixa danos irreparáveis na perceção das próprias sobre a sua saúde, as suas capacidades e auto-estima. A certo ponto, esquecem-se do prazer que é praticar o desporto que amam e que as encantou no primeiro momento. 

Não é um documentário fácil e tem algumas descrições sensíveis. Permanecemos chocados, angustiados e revoltados durante cada segundo. Tinha consciência de que o mundo da ginástica — e muitas outras modalidades — não era tão bonito quanto as incríveis técnicas que elas sabem executar nos aparelhos, mas testemunhar, sem margem para dúvidas, até que ponto podem ir pela conta bancária e reputação é desconcertante. Mas importante de assistir. Recomendo.

2 comentários

  1. Acho muito importante este tipo de documentários, que mostram a realidade em vez de romantizar o bonito mundo das ginastas. Já sabia como duro era, mas não imaginava que existiam assim tantos crimes lá dentro.

    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Já vi o documentário - por ter lido a tua review aqui :p - e hei-de publicar a minha opinião em breve, principalmente por estar dentro deste mundinho da ginástica, apesar de não se assemelhar a nada daquilo. Absolutamente de partir o coração, apesar de a justiça estar feita, 120 anos de prisão não apagam o horror que 500 pequenas ginastas sofreram, e a federação não tem as mãos limpas do assunto, absolutamente irresponsável. Obrigada pela sugestão <3

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.