quinta-feira, 28 de maio de 2020

FILMES || Maio • 2020


Assisti a este filme pela primeira vez numa aula de Biologia de Secundário mas, como já seria de esperar, foi exaustivamente transmitido nos últimos tempos. Talvez não seja o filme ideal para assistir num momento destes — se acharem que pode ser um gatilho, poupem-se — mas a verdade é que é um filme bom e que esclarece muito bem todo o processo de identificação, isolamento e combate a um vírus. Obviamente que há um lado dramático e cinematográfico a contemplar mas, no final, é um filme com um elenco de luxo e bastante exemplificativo de como uma pequena ação pode transformar o mundo inteiro. Recomendo! 

Vi este filme no ano em que estreou — sim, este mês eu só revi filmes, ups! — mas dei conta de que nunca tinha partilhado o meu veredito, na altura. Anos depois, a minha opinião permanece a mesma: que história extraordinária! Não sou a maior entusiasta de filmes de guerra mas a premissa (baseada numa história verídica) é imperdível: durante a Segunda Guerra Mundial, Desmond Doss alista-se no exército para exercer atividade médica e cuidar dos soldados feridos. Pela sua relação com a fé e com a ética, Desmond alista-se com a única e exclusiva missão de salvar a cuidar, recusando-se a portar armas e intitulando-se como objetor de consciência. Contra todas as probabilidades, Desmond Doss parte, assim, para a guerra sem uma única arma e com um objetivo claro: salvar o maior número de vidas que puder. 

Com uma interpretação soberba de Andrew Garfield, é impossível não ficar com os olhos colados ao ecrã durante todo o filme. Os cenários são violentos e caóticos, deixando-nos de coração apertado, mas os feitos deste soldado — e sabendo que são reais — crescem em nós uma profunda admiração. Rever este filme só confirmou o quanto o acho nobre e bonito. Recomendo muito!

Já tinham visto algum deles?

2 comentários:

  1. O 2º filme continua a ser um dos meus favoritos e, como disseste, os cenários violentos e caóticos imprimem tanta intensidade ao filme e à acção! Vou rever também!

    ResponderEliminar
  2. Só vi o 2º filme e também achei brutalmente tocante e inspirador, foi até o imaginário de um dos nossos acampamentos e foi incrível vivenciar toda a história! O primeiro nunca vi :(

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)