BLOGOSFERA || 5 Coisas que Não Gosto em Blogs


Formulários de comentário difíceis | Não há nada mais dissuasor do que ir à caixa de comentários e ver um formulário com inúmeros campos de preenchimento no qual só nos falta indicar qual o nosso tipo sanguíneo. Não é inteiramente culpa do blogger — afinal, cada plataforma tem o seu formulário — mas, às vezes, é possível escolher que campos queremos que estejam presentes para preencher. Vale a pena confirmar se tudo o que exigimos de quem nos comenta faz sentido. Se perco mais tempo a identificar-me do que a escrever o próprio comentário, fujo a sete pés. 

Designs sem cadência | Há uma constante necessidade de inovar o design dos nossos blogs e diferenciá-los dos demais mas, por vezes, essa necessidade de diferenciação resulta em designs confusos e ruidosos. Páginas com carroceis de imagens seguidos de coluna de publicação mais coluna lateral, com pop up e ainda menu de páginas é confuso demais para mim. Mas designs demasiado simplistas — muitos ao estilo Tumblr, só com imagens a surgir — também não me convencem. Afinal, eu visito blogs para ler e não quero ter de carregar sucessivamente em fotografias para saber que conteúdo me aguarda. Por vezes, manter um design mais tradicional é o segredo — ou, pelo menos, eu acredito que é. 

Publicações sempre curtas | Não acho que a qualidade de uma publicação se meça aos palmos mas também não me deslumbro com blogues que apenas partilham conteúdo de uma linha. Gosto de conceitos aprofundados, exemplos, experiências... Gosto de ler! Prefiro seguir essa pessoa noutras plataformas (Instagram ou Twitter, por exemplo). 

Letra difícil de ler | Um clássico e, uma vez mais, um reflexo desta tentativa desenfreada de nos diferenciarmos. Acontece muito nos títulos — onde as letras mais floreadas brilham ao serviço do design — e resultam num mistério total para o leitor que não consegue entender, sequer, o título de um artigo. É um dos elementos-chave de qualquer plataforma de escrita e deitamos tudo a perder. 

Ler mais escondido | Não sou contra o ‘Ler Mais’ ou ‘Continue Reading’ mas fico possessa quando não encontro a opção à primeira — especialmente nas versões mobile. Quando tenho de andar com o scroll para a frente e para trás para encontrar o botão, desisto. E este problema é mais comum do que imaginam.

E vocês? O que não gostam num blog?

12 comentários

  1. Identifico-me com todas. Também não gosto de fundos escuros ou com cores fortes, música automática (lembras-te quando tinham isso?) ou "ler mais" em publicações curtas e sem fotos, sinto-me enganada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As cores fortes e a música automática parecem-me tão antigas que achei que já não faziam sentido referir :b

      Eliminar
    2. As cores continuam atuais, uma saga!

      Eliminar
  2. O que me chama sempre a atenção é o que o blogue exala em termos de personalidade, portanto, não gosto quando o estaminé não reflete a pessoa por detrás, seja em publicações ou nos pequenos detalhes.
    Fico sempre um bocado frustrada quando não há aquele botão para a publicação seguinte/anterior, ou quando não consigo abrir a caixa de comentários por falta de uma hiperligação! Isso implica a que eu ligue o computador para comentar e, às tantas, perco a vontade!
    Templates pouco responsivos/dinâmicos também não ajudam! O design está muito ligado ao tipo de pessoa e é importante, porque é a decoração daquele espaço, mas quanto mais simples e intuitivo, melhor! :D

    Beijocas,
    LYNE, IMPERIUM BLOG // CONGRESSO BOTÂNICO - PODCAST

    ResponderEliminar
  3. Concordo com tudo o que disseste :) E olha, também já tive a fase da música automática ao entrar na minha página XD mas já lá vai.... eheheh beijinho *

    ResponderEliminar
  4. Concordo com todos os pontos que falaste, tambem nao gosto que tenham música a tocar mal se entra na página, muitas vezes assusta e nem sabemos de onde vem.

    ResponderEliminar
  5. Identifiquei-me totalmente com tudo. Também não gosto quando não existe um menu para procurar os artigos, seja por mês ou por tema, detesto ter que andar a voltar para trás à procura de um artigo que quero voltar a reler.
    E aqueles blogues com designs muito pesados, com muitas imagens e que acabam por demorar a carregar a página, por vezes leva-me a desistir de esperar que tudo carregue.

    ResponderEliminar
  6. Aquilo que mais me martiriza é a letra desconfortável de ler e o formulário de comentários que mais parece o censos... De todas as apontadas são as que mais me chateiam de momento, o resto também é igualmente chato mas na minha lista de blogues que sigo já não é tão comum. A Carolina referiu e muito bem a música nos blogues, QUE HORROR!! Lembro-me mesmo bem e graças a Deus que saiu de moda!

    ResponderEliminar
  7. Concordo plenamente com todos os pontos que abordaste. Um ponto que me faz nunca mais voltar ao blogue são erros ortográficos ou de construção frásica... eu sei que isto é bocado nerd e até snobe, mas faz-me confusão que alguém que pretenda manter um blogue não saiba escrever. Não sou "pró" nenhuma, mas tenho alguma preocupação quanto a isso.

    Beijinhos grandes (e parabéns pelo novo domínio!)
    https://inescm2.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. A mim o que me incomoda mais é mesmo o primeiro, desisto logo de comentar e é uma pena para esses bloggers :(.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  9. Não podia estar mais de acordo, esses 5 pontos são os que mais me enervam, mas há um que me tem tirado do sério que são páginas de de subscrição à newsletter, aquilo salta para o ecrã sem qualquer aviso.

    ResponderEliminar
  10. Também não gosto nada destas coisas há exceção das publicações curtas. Uma linha também não mas vejo aqui para me distrair e confesso que não tenho paciência para ler 500 palavras por muito boa que a pessoa seja a escrever.

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.