DICAS || Aprender Uma Língua


Manter uma rotina diária | Mesmo que não tenham o mesmo tempo todos os dias, reservem sempre algum para aprender a língua. Estimula a memória e o treino. Um ou dois dias sem rever a língua fazem muita diferença. Nem que sejam cinco minutos, façam uma revisão. 

Palavras-chave | O ideal quando começamos a aprender uma língua é começarmos sempre pelas palavras-chave mais comuns — olá, adeus, como te chamas, homem, mulher, água, ajuda, bom dia/tarde/noite, almoço, jantar, números.... — e a partir daí transitar para vocabulário mais elaborado e regras gramaticais. É por isso que gosto tanto do Duolingo (ele já faz essa programação por nós). 

Música e podcasts | Perder a vergonha e dizer em voz alta o vocabulário é importante para treinar a dicção — e para avaliarmos quão confortáveis estamos com a língua. Ainda tenho muita vergonha de o fazer à frente de alguém (e tudo bem se sentirem o mesmo, nada de errado em treinarmos sozinhos) mas gosto imenso de usar a música e podcasts para treinar a componente auditiva e oral. A música ajuda-me a memorizar melhor algumas palavras — ou a treinar a dicção — e os podcasts de repetição são ótimos para treinarmos a oralidade (existem alguns de cinco minutos, apenas para repetições). 

Assistir a filmes que já conhecem na língua que estão a aprender | Como já conhecem a história, conseguem estar mais focados no vocabulário. Recomendo que inicialmente assistam com legendas em português e depois experimentem sem legendas. Assistir a filmes com legendas na língua que estão a aprender também é um bom método. 

Paciência | Aprender uma língua não é fácil e a curva de aprendizagem fica mais lenta à medida que avançamos, o que pode iludir-nos. Pensamos que estamos estagnados e desmotivamos, há vocabulário que desmemorizamos e sentimos que estamos a desaprender tudo. É mentira. Não desinvistam e sejam pacientes. Cada língua tem um grau de dificuldade e temos de respeitar o nosso ritmo de aprendizagem. O importante é não desistir. 

Escrever | Escrevam tanto quanto falam. A escrita ajuda a consolidar a memória para o vocabulário e para as regras gramaticais. Também é uma forma de estimularem a vossa aprendizagem. Escrevam frases curtas e corriqueiras. Não precisa de ser uma composição. Comecem por frases simples (que, sim, vão ter erros) e vão ver que ao fim de algum tempo já se sentem mais confortáveis para arriscar. 

Aulas? | A inscrição numa escola ajuda a criar uma rotina e a dar-nos alguma disciplina para separarmos um tempo do nosso dia para aprendermos a língua mas, numa avaliação sincera, não considero um passo crucial (mas se for com crianças, a minha opinião muda). Com toda a oferta de materiais de aprendizagem, é perfeitamente possível aprenderem uma nova língua sem gastar um cêntimo. Exige, sim, disciplina e dedicação (como em todos os nossos investimentos pessoais, se pensarem bem). 

Notícias | Gosto de ler algumas notícias em alemão e tentar traduzir, como se fosse um ditado, procurando a tradução das palavras que não entendo (mas só faço isto mais recentemente. Inicialmente, pode ser desmotivador). Obviamente que ao início, é um processo moroso porque não entendemos muito do vocabulário. Mas com o treino, chegam lá. Faço o mesmo com letras de música (especialmente porque é na música que encontramos muitas abreviaturas e vernáculo) e com receitas. 

Não existe talento para aprender línguas | E quem vos disser tal coisa, está apenas a espalhar charme. Línguas aprendem-se com treino e muito esforço. E, como já disse, cada língua tem um ritmo de aprendizagem diferente. É mais fácil memorizar vocabulário que deriva da mesma Língua-Mãe que a nossa (experimentem decorar vocabulário em italiano e vocabulário em alemão e observem qual é que memorizam mais depressa...). Há línguas onde temos de aprender caracteres novos, há línguas com muitas regras e verbos irregulares. Não existe talento nem ‘jeito’. Existe treino e foco. Qualquer pessoa pode aprender uma língua. Não está reservado aos moradores do Olimpo.

Ainda nem vou na metade da minha lista de dicas mas não quis estender demasiado a publicação! Reuni algumas das mais importantes mas não me importo nada de fazer um parte II, se fizer sentido para vocês! Se estão a aprender uma língua nova, partilhem aqui em baixo quais são as vossas dicas também. Espero que vos seja útil!

7 comentários

  1. Acho que a rotina é mesmo essencial, contra mim porque não tenho conseguido manter, e a evolução é sempre mais notória quando se mantém essa consistência. Mesmo que não tenha tempo para muito, estou a tentar fazer nem que seja apenas a revisão da aprendizagem do dia anterior. Vamos ver no que dá.

    ResponderEliminar
  2. Faz a parte II, por favor!

    ResponderEliminar
  3. Ouvir séries, música e filmes na lingua que estou a tentar aprender é o mais útil para mim! Fica no ouvido. Treinar também é essencial para que nos habituemos à dicção e a ouvir-nos a falar uma lingua diferente :)

    Ótimas dicas!! Where I Belong

    ResponderEliminar
  4. Aprendi o espanhol naqueles cursos de línguas da universidade e anos mais tarde ainda me deu jeito. :) Achos os filmes /séries bastante úteis.

    ResponderEliminar
  5. Qual é esse livro? Parece engraçado para treinar... Também ando em alemão, no duolingo :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um manual de actividades mas é mesmo antigo, eu uso com muito cuidado para não estar a aprender algo já obsoleto (mas tem exercícios bons para treinar e textos, dá jeito) :)

      Eliminar
  6. Tenho estado a aprender italiano visto que, se tudo correr bem, dentro de um ano vou estar a ter aulas e a ser avaliada nesta língua que em pouco me é familiar! Tenho usado o duolingo e tenho gostado muito do formato de ensino apesar de me faltar a conversa com alguém, que penso que fomenta imenso a aprendizagem! Recordo-me que o meu intercâmbio me ajudou imenso a saltar barreiras e perder vergonhas no ingles e que, no verão, quando tenho familiares para treinar, gosto de dar uns toques no que me recordo de francês! É a minha forma preferida de ficar à vontade nas línguas! :) Obrigada pelas dicas, tenho de as por em pratica!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.