sexta-feira, 13 de março de 2020

LIVROS || How to Write Copy That Sells


Uma das componentes mais fundamentais no Marketing é a escrita. Em pequenas descrições ou para descrever a identidade de uma empresa, o copy — a componente escrita de uma publicidade — é um dos pontos-chave que define uma venda bem sucedida ou uma campanha infeliz.

Desde storytelling à mensagem direta para que o consumidor compre determinado produto, espera-se que um bom copywriter obedeça a algumas técnicas estruturais e simbólicas para que o destino final seja uma aquisição, uma subscrição, um clique ou uma partilha. Tudo o que é escrito para marcas, redes sociais, sites de venda, revistas e até guiões de anúncios é preparado de forma otimizada e estratégica.

How to Write Copy That Sells desconstrói todas as técnicas para que seja possível compreender qual o propósito de cada bloco de palavras. Sabiam que a estrutura linguística de um site não é organizada ao acaso? E que cada uma tem uma missão diferente a cumprir?

Desde a criação de um site à preparação de um e-mail de pré-lançamento de um produto, Ray Edwards explica cada passo de forma esclarecedora e muito prática (uma componente que sinto que muitas vezes fica em falta em livros de Marketing. A aplicabilidade de uma teoria é essencial para se compreender certos conceitos). Na verdade, foi um dos livros mais acessíveis que já li ao nível da linguagem e proximidade dos conceitos a exemplos práticos.

A leitura revelou-se rápida mas dei por mim a sublinhar várias ideias e técnicas que quero rever ou consultar mais tarde. Gostava que o autor tivesse explorado a temática das redes sociais (que praticamente não tocou, mesmo sendo um lançamento recente), mas tirando esse pormenor, não tenho quaisquer reclamações. Foi um livro rico em aprendizagens e que agregou muito ao meu conhecimento. Não sei se será um livro fundamental para experientes (talvez seja interessante para consolidar conceitos que já foram aprendendo na sua vida profissional) mas é um livro interessantíssimo para quem quer inteirar-se mais sobre esta área do Marketing ou para quem está ligado, de alguma forma, à comunicação (bloggers e jornalistas incluídos). Recomendo muito!

WOOK

Bertrand

2 comentários:

  1. Foi ler, fiquei atraída pela parte da prática, visto que a maioria dos livros sobre marketing que já li só se concentram na teoria.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Comecei a ler, mas confesso que desisti. Não senti que estivesse a acrescentar valor, então optei por avançar para outro mais rico.

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)