Uma das componentes mais fundamentais no Marketing é a escrita. Em pequenas descrições ou para descrever a identidade de uma empresa, o copy — a componente escrita de uma publicidade — é um dos pontos-chave que define uma venda bem sucedida ou uma campanha infeliz.
Desde storytelling à mensagem direta para que o consumidor compre determinado produto, espera-se que um bom copywriter obedeça a algumas técnicas estruturais e simbólicas para que o destino final seja uma aquisição, uma subscrição, um clique ou uma partilha. Tudo o que é escrito para marcas, redes sociais, sites de venda, revistas e até guiões de anúncios é preparado de forma otimizada e estratégica.
How to Write Copy That Sells desconstrói todas as técnicas para que seja possível compreender qual o propósito de cada bloco de palavras. Sabiam que a estrutura linguística de um site não é organizada ao acaso? E que cada uma tem uma missão diferente a cumprir?
Desde a criação de um site à preparação de um e-mail de pré-lançamento de um produto, Ray Edwards explica cada passo de forma esclarecedora e muito prática (uma componente que sinto que muitas vezes fica em falta em livros de Marketing. A aplicabilidade de uma teoria é essencial para se compreender certos conceitos). Na verdade, foi um dos livros mais acessíveis que já li ao nível da linguagem e proximidade dos conceitos a exemplos práticos.
A leitura revelou-se rápida mas dei por mim a sublinhar várias ideias e técnicas que quero rever ou consultar mais tarde. Gostava que o autor tivesse explorado a temática das redes sociais (que praticamente não tocou, mesmo sendo um lançamento recente), mas tirando esse pormenor, não tenho quaisquer reclamações. Foi um livro rico em aprendizagens e que agregou muito ao meu conhecimento. Não sei se será um livro fundamental para experientes (talvez seja interessante para consolidar conceitos que já foram aprendendo na sua vida profissional) mas é um livro interessantíssimo para quem quer inteirar-se mais sobre esta área do Marketing ou para quem está ligado, de alguma forma, à comunicação (bloggers e jornalistas incluídos). Recomendo muito!
WOOK
Bertrand
Foi ler, fiquei atraída pela parte da prática, visto que a maioria dos livros sobre marketing que já li só se concentram na teoria.
ResponderEliminarBeijinhos
Blog: Life of Cherry
Comecei a ler, mas confesso que desisti. Não senti que estivesse a acrescentar valor, então optei por avançar para outro mais rico.
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