Adicionei este livro à minha lista de leitura depois de ter visto a capa da edição. Se a silhueta do Buzz Lightear já me parecia irresistível e o título promissor, o autor de Creativity, Inc. convenceu-me de imediato.
Ed Catmull é um perito em computação gráfica e o presidente da Pixar e Walt Disney Animation Studios. Todos os filmes da Pixar que fazem parte da nossa infância e adoração, nasceram graças à sua coordenação e a uma equipa exemplar que materializou a criatividade e transformou ideias em filmes de culto.
Se esperam um livro a abordar a criatividade da forma típica com que o assunto é tematizado noutras obras, vão sair desiludidos. Ed Catmull foca-se muito pouco em aprofundar as componentes neurológicas e artísticas da criatividade. Por outro lado, pega na sua empresa de sucesso e nos filmes de animação mais famosos do mundo para fazer chegar a mensagem de que as ideias mais criativas são preparadas com disciplina, confiança e trabalho em equipa.
Diria que Creativity, Inc., mais do que um livro sobre criatividade, é um livro sobre coordenação de pessoas. De tirar partido das hierarquias, confiar nos colaboradores, aprender a ser um bom líder e a ceder quando a ideia não tem pernas para andar. Tem uma componente muito lógica e empresarial que, confesso, algumas vezes foi entediante demais (alguns capítulos podiam ser mais curtos). O presidente da Pixar acaba por usar muito do seu percurso profissional para fazer um exemplo prático das aprendizagens que foi agregando e, para quem a programação de computadores não é um sonho de tema, pode ser difícil arrancar com a leitura. Mas, ao longo do livro, somos presenteados com uma série de curiosidades sobre a Pixar e a Disney que nos enternecem, além de que ele faz questão de nos relevar qual era a história original de muitos dos filmes que lançaram — e é surpreendente o quanto as ideias se transformam à medida que são limadas, trabalhadas e partilhadas entre colegas. No fundo, criatividade é isso, certo? Como bónus, a importância da intervenção de Steve Jobs no sucesso da Pixar é também explorado ao longo das páginas do livro — o que nos traz também um conceito da criatividade, que é ser um visionário.
A leitura foi vagarosa — e com muitas pausas — mas extremamente enriquecedora. É um livro que eu recomendo muito se têm interesse em compreender qual é a dinâmica necessária para se manterem uma empresa de sucesso e como é que uma equipa de tantos funcionários pode fazer uma ideia ganhar pernas. Se procuram uma conceptualização mais operacional e menos psicológica da criatividade, estão a selecionar o livro certo. E terão um bónus se são fãs da Disney e da Pixar, uma vez que os exemplos principais são os filmes.
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Tens toda a razão, a mim, só pela capa já me convenceu!
ResponderEliminarBeijinhos
Blog: Life of Cherry