WEB || Dicas para Compras Online


Fiquei genuinamente surpreendida quando recebi tantos pedidos para vos ajudar a fazer compras online. Para ser sincera, não é (ainda) o meu meio de compra de eleição, preferindo fazer compras nas lojas físicas. Porém, quando tem de ser, já o faço com alguma desenvoltura. As dicas que reuni são simples mas indispensáveis em cada passo de compra que faço. 

Cadeado | Não comprem em sites que não tenham o símbolo do cadeado ao lado do URL. O cadeado significa que o site pertence, de facto, a uma entidade e que protege os vossos dados de qualquer tentativa de intercepção. Caso o vosso browser não sinalize páginas seguras com um cadeado, confirmem se o URL se apresenta como 'https'. Compras seguras, sempre!

Medidas | Busto, cintura, anca, comprimento dos braços e perna... Saberem as vossas medidas permite-vos ter uma ideia de como a roupa vos vai assentar, se vai ficar mais justa e acentuar as curvas ou mais solta e fluída... Assim, têm mais chances de acertar à primeira.

Composição | De que material é feita a roupa? É um detalhe que muitas vezes nos passa ao lado em lojas físicas porque temos tacto e conseguimos analisar o tecido, mas online temos de confiar na lista de materiais. Saber se a peça é maioritariamente composta por um tecido mais estruturado, elástico ou fluído ajuda-nos a ter uma ideia de como a peça vai cair no corpo — e qual a durabilidade ou qualidade da mesma.

Reviews | Leio todas e pesquiso por mais. Seja qual for o artigo, gosto de saber a opinião de quem já o tem nas mãos e que me confirme que é uma aquisição infalível. São testemunhos reais, sem paninhos quentes, que reafirmam se é bom ou não. Na roupa, gosto de pesquisar pelo artigo no Instagram para observar como é que a peça se comporta em corpos e estilos diferentes.

Políticas | Qual é a política de trocas ou devoluções do site? Há portes? Se sim, quanto? Se devolver, sou eu que pago os portes de devolução? Quanto tempo tenho para o fazer? E quando devolvem, devolvem em dinheiro para a minha conta ou crédito na loja? Todas estas questões podem ser respondidas através das políticas da marca — cada uma terá as suas, dentro do que é abrangido pela lei. Vale a pena saber como a marca se posiciona para não apanharmos surpresas. Eu confesso que só compro em sites que aceitem devolução.

Entrega em loja | Em muitas lojas com presença física em Portugal (Fnac, Zara e semelhantes, Bertrand...) é possível fazer a compra online com levantamento na loja. Significa que em vez de ser enviado para a vossa morada, é enviado para uma loja selecionada por vocês. Depois só têm de ir à loja e levantar a encomenda, sem dramas. Esta opção pode ser interessante se não quiserem pagar os portes de envio ou se a opção de enviar para a vossa casa não for a mais conveniente. Quando se trata de roupa, gosto desta alternativa porque posso provar logo a roupa na loja e, se não gostar, realizo o processo de troca ou devolução imediatamente, sem precisar de fazer mais deslocamentos.

Pagamento | Cada vez mais as marcas são flexíveis nas formas de pagamento e nem sempre precisam de ter um cartão de crédito para fechar a compra. Desde transferência por multibanco, MB Way, PayPal... Varia de marca para marca mas todas discriminam bastante bem quais são os métodos de pagamento aceites. Os métodos mais comuns são PayPal ou cartão de crédito. Pesquisem, informem-se e selecionem o meio com que se sentirem mais seguros e confortáveis.

Alfândega | O nosso pior pesadelo numa compra online. É o preço a pagar se optarem por encomendar algo fora da União Europeia. Parar à alfândega ou não é uma incógnita que vão ter de considerar. Por vezes, os valores para desalfandegar são tão altos que não compensa a aquisição. É importante saberem a partir de que país a vossa encomenda vai ser enviada. Encomendas de sites como Ebay e Aliexpress correm sempre esse risco — embora eles só costumem implicar com artigos de grande volume. Para o Aliexpress, uma dica extra: filtrem o local de envio. Se selecionarem um local de envio europeu, não só têm a garantia de que o vosso artigo não vai parar à alfândega como vai chegar mais rápido.

Desembaraço Aduaneiro | Por vezes, fazemos uma encomenda com envio fora da UE e, quando acompanhamos o rastreio da encomenda, observamos que está em ‘Desembaraço Aduaneiro’. Na verdade, isto não significa que a vossa encomenda vai ficar retida na alfândega. Por vezes só estão a analisar o pedido. Nestes casos, vale a pena ligar ao posto de correios e tentar entender o que se passa e qual é a possibilidade de ficar retido ou não. 

Atenção às falsificações | Ainda dentro do universo Ebay e Aliexpress, embora sejam sites com produtos bem interessantes, também possuem inúmeras falsificações. Seja do vosso conhecimento ou não de que é uma falsificação — e isso cabe à reserva moral e legal de cada um — saibam que existe elevada probabilidade de ser retido na alfândega e classificado como suspeita de contrafação. Serão notificados e, sem prova de que não é contrafação, o artigo será destruído e provavelmente terão de pagar uma coima. É uma situação chata e perfeitamente evitável.

Códigos | Se há elemento diferenciador e revolucionário no e-commerce são os códigos de desconto! De influenciadores até à própria campanha da marca, nunca termino uma compra online sem pesquisar no Google se há, por aí, um código de desconto que desconheço. Normalmente, encontro descontos pequenos ou portes de envios grátis, o que sempre me agrada porque acaba por abater o valor inicial.

Afiliados | Os links de afiliados, ao contrário dos descontos, não nos acrescentam muito enquanto consumidores. A vantagem é inteiramente para o afiliado, que ganha pequenas comissões por termos feito a aquisição através do seu link. Ainda assim, sempre que sei que aquilo que quero comprar ou o site por onde quero comprar tem um afiliado, eu faço toda a operação a partir desses links. Porquê? Porque já o ia fazer de qualquer outra forma, portanto, porque não realizar a compra e ainda contribuir para o crescimento de alguém que admiro e cujo conteúdo eu adoro? E ainda posso usar códigos de desconto na mesma! É um gesto mínimo que pode significar o mundo para quem está do outro lado.

E estas são as minhas dicas! Muitas podem ser um pouco óbvias para quem já faz das compras online uma modalidade olímpica mas tenho consciência de que esta é uma forma de consumo onde ainda existem muitos receios e dúvidas por parte de muitas pessoas. Espero ter ajudado e que se sintam mais informados e preparados para fazer compras online. Se tiverem mais algumas dicas infalíveis, deixem aqui nos comentários para enriquecer a publicação!

6 comentários

  1. Apenas um reparo, Inês: não aparece o cadeado em todos os browsers, mesmo quando a página é segura. O truque é ver o URL: https em vez de http :)
    Já eu, compro tudo online, salvo raras exceções. Até a mobília de casa...!

    ResponderEliminar
  2. Inês podes-me explicar o que queres dizer com o ali express colocar local envio europeu? Obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando pesquisas um artigo no Aliexpress, tens a opção de filtrar a pesquisa (preço, avaliações, portes grátis ou não...). Um desses filtros é o local de envio. É muito comum teres envio a partir de Espanha, por exemplo. É só fazeres isso :)

      Eliminar
  3. Ótimas dicas :) Gosto sempre de ter atenção a todos os detalhes quando compro online.

    ResponderEliminar
  4. Boas dicas :). Tal como tu, prefiro mil vezes comprar em lojas físicas, mas ultimamente tenho-me aventurado em compras online para poder dar prendas mais originais (sejamos sinceros, há muita coisa gira e personalizada que não se encontra em Portugal). Há uns dias, fiz uma encomenda na Etsy, e o meu receio é mesmo esse, que agora fiquei preso na alfândega, mas como é um volume pequeno, pode ser que passe.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.