EVENTOS || Feliz Natal!


Gosto sempre de aproveitar os pequenos momentos de calmaria para me reunir brevemente convosco e partilhar uma mensagem de Natal. O dia começou com presentes para a Belka e com um Sol que premeia a azáfama no mercado a comprar os ingredientes frescos para que a mesa de Natal, essa, seja perfeita. Sem ansiedade com os presentes, todos eles selecionados e preparados há muito. Por aqui, reina um caos coordenado.

O palco principal é a cozinha, com transições entre o fogão e o forno. Pausas estratégicas para responder a uma mensagem ou atender a chamada de quem não vai celebrar o Natal ao nosso lado — mas no nosso coração, sim. O menu está escolhido e cada elemento tem uma receita para preparar, mas isso não nos impede de espreitar os filmes de Natal, de vez em quando. O dia 24 passa sempre com muita rapidez, à medida que a mesa se vai enchendo de entradas, elementos decorativos, pratos gostosos e, mais tarde, pessoas queridas. Sem faltar a das sobremesas, a mesa mais aguardada da quadra. 

O Natal nunca vai ser o que era. Mesmo quando for tudo o que deveria ser. Porque o Natal está envolto numa magia que o torna sempre inatingível. Há sempre elementos que faltam, uma dose de inocência que a maturidade leva connosco, uma variável de distanciamento dos desastres do mundo (o nosso e o que habitamos) que raramente conseguimos concretizar. O Natal perfeito faz parte apenas do nosso imaginário. Mas como é bom o Natal real, quando nos permitimos a assumi-lo. Saber que não é perfeito, mas é bom. Que sobram cadeiras na mesa, mas que não estão vazias, nunca. Pelo contrário, essas pessoas nunca estiveram tão presentes (na nossa memória e corações). Saber que não conseguimos que cada detalhe seja impecável, mas ter a certeza de que foi tudo preparado com carinho. Que a vida não está perfeita mas que há momentos como este para nos realinharmos e ganharmos forças para que venha a ser. Rir dos imprevistos, dos desastres, do que de bom aconteceu, este ano. Comer sem culpa, abraçar sem pudor, oferecer sem meios a medir. O Natal nunca vai ser o que era mas é muito bom. É só deixarem-no acontecer, tal como ele é. Abraçar cada momento banal, lembrar cada acontecimento especial. Fazer dele o melhor Natal imperfeito. Porque é mesmo disso que precisamos: o Natal mais imperfeito do mundo. 

A todos os meus leitores, desejo um Feliz Natal, do fundo do coração. Um abraço apertadinho com a certeza de que esta época já é especial por cada um de vocês existir.

1 comentário

  1. Obrigada, doce Inês. As tuas mensagens são sempre tão poderosas, obrigada mesmo por todas as mensagens especiais que nos inspiram e nos fazem sempre querer ser melhores :)
    Feliz Natal e um beijinho muito grande <3

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.