sexta-feira, 23 de agosto de 2019

WEB || Ecosia


Nunca se explorou tanto sobre comportamentos e alternativas sustentáveis como agora — e o planeta implora por isso! — e embora algumas sugestões ainda não estejam ao alcance da realidade de muitas pessoas (ou carteiras), há sempre opções práticas, económicas e funcionais que podemos seguir para melhorar a nossa passagem pelo planeta. O Ecosia é um excelente exemplo disso.

Já é o meu motor de busca há anos e julgava ser de conhecimento comum, mas as minhas mais recentes conversas provaram-me o contrário e senti toda a urgência em partilhá-lo — afinal de contas, é uma ideia genial!

Ecosia é um motor de busca gratuito que planta árvores a partir dos lucros obtidos pelas nossas pesquisas. Funciona para computador e telemóveis. Basta fazer o download da extensão e automaticamente ele associa-se ao vosso motor de busca original. Pronto! Rápido, gratuito e que fará, certamente, a diferença. 

O interface é simples e facilmente se habituarão — na verdade, é igual ao Google, praticamente. Não noto qualquer diferença de um para o outro mas a verdade é que há. As minhas buscas são mais sustentáveis, uma vez que os seus servidores funcionam integralmente através de energia renovável; a empresa é transparente e informa-nos de que forma é que os lucros gerados a partir das nossas pesquisas estão a beneficiar o mundo, e — um ponto que nada tem a ver com sustentabilidade mas que é igualmente atrativo — o Ecosia não vende as nossas informações e dados para terceiros. Em média, são necessárias 45 pesquisas para plantar uma árvore e, depois de instalada a extensão, o site informa-vos quantas pesquisas já fizeram até ao momento. O site disponibiliza, também, vários artigos e novidades relacionados com o impacto do seu projeto no ambiente.

À data desta publicação, o Ecosia já plantou mais de 65 milhões de árvores graças às pesquisas de todos os utilizadores. E que poderão ser muitas mais se dermos a conhecer este motor a mais pessoas. Muitas vezes damos por nós a questionar como podemos fazer a diferença, mesmo que em gestos mais simples e humildes. Esta parece-me uma ótima sugestão. Sem desculpas para não alinhar!

1 comentário:

  1. Mas esta ideia é genial!! Gostei mesmo da sugestão, vou colocá-la em prática! De facto, pequenos gestos fazem toda a diferença e, se cada um de nós tiver o cuidado de agir em conformidade com o bem-estar da natureza, faremos a força em benefício dela! Muito obrigada pela partilha, Inn!! ♥

    LYNE, IMPERIUM BLOG

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)