LIVROS || The Hate U Give


Encontrei The Hate U Give, pela primeira vez, nas prateleiras da secção infanto-juvenil e fiquei intrigada de tal forma que a curiosidade falou mais alto e acabei por o procurar no meu Kindle. Ainda bem que o fiz porque foi um dos melhores Young Adult que já li. 

Starr Carter é uma adolescente negra que assiste à morte violenta de um dos seus melhores amigos por um polícia branco. Sendo a única testemunha do acontecimento, Starr é chamada a depor para relatar o que realmente aconteceu naquela noite e a usar a sua voz em defesa daqueles que a veem silenciada, todos os dias. 

O livro prima pela originalidade e audácia da história. Embora tenha registos típicos de um YA — as inseguranças na adolescência, as relações de amizade e amor, as convenções típicas da idade —, o livro agarra num tema fraturante e explora-o sem medo das críticas. Conceitos como racismo, brutalidade policial, preconceito social e cultural estão presentes de forma sublime e refrescante. É extraordinário observar algumas das coisas que realmente acontecem, atualmente, através dos olhos e pensamentos da Starr. Parece surreal que certas injustiças ainda aconteçam. Que tantas pessoas sejam destratadas — e não se sintam seguras — unicamente pelo tom da sua pele e pelas suas origens.

The Hate U Give fala sobre sermos mais do que as nossas circunstâncias. Sobre injustiça, sobre o propósito de se protestar e ter uma voz com uma mensagem para partilhar — e defender. Sobre sermos fiéis a nós próprios. Não consegui pousar este livro por um segundo, e embora a linguagem procurasse reproduzir a própria forma de dialogar da protagonista — com algumas gírias e vernáculos próprios da adolescência — a narrativa está muito bem construída, a leitura é fluída e avançamos nos capítulos sem dar conta do tempo mas prestando atenção, finalmente, a detalhes que, para muitos, representam a sua segurança e dignidade. É um YA mas deveria estar na prateleira de qualquer leitor, não importa a idade. Um livro atual, urgente e envolvente. Nunca esquecerei a Starr nem o Khalil.

WOOK

Bertrand
Livro | E-book

Esta publicação contém links de afiliados.

3 comentários

  1. as minhas amigas já me tinham recomendado o filme mas acho que vou esperar para ler o livro porque sinto que vou ter uma experiência muito melhor
    obrigada pela partilha
    beijinhos

    https://umacolherdearroz.blogspot.com/2019/08/guia-para-totos-primeiros-passos-na.html

    ResponderEliminar
  2. How do you always come up with a good post?

    ResponderEliminar
  3. Estou para ler este livro há tanto tempo!!!! E deveria aproveitar o facto de também ter um kindle para o fazer >.< Nunca ouvi/li uma crítica negativa acerca do The Hate You Give e, sendo um YA, isso diz muito acerca da qualidade da construção narrativa e das personagens, por parte da autora! 2020 há de ser o seu ano na minha vida!!

    LYNE, IMPERIUM BLOG

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.