segunda-feira, 26 de agosto de 2019

LIVROS || The Hate U Give


Encontrei The Hate U Give, pela primeira vez, nas prateleiras da secção infanto-juvenil e fiquei intrigada de tal forma que a curiosidade falou mais alto e acabei por o procurar no meu Kindle. Ainda bem que o fiz porque foi um dos melhores Young Adult que já li. 

Starr Carter é uma adolescente negra que assiste à morte violenta de um dos seus melhores amigos por um polícia branco. Sendo a única testemunha do acontecimento, Starr é chamada a depor para relatar o que realmente aconteceu naquela noite e a usar a sua voz em defesa daqueles que a veem silenciada, todos os dias. 

O livro prima pela originalidade e audácia da história. Embora tenha registos típicos de um YA — as inseguranças na adolescência, as relações de amizade e amor, as convenções típicas da idade —, o livro agarra num tema fraturante e explora-o sem medo das críticas. Conceitos como racismo, brutalidade policial, preconceito social e cultural estão presentes de forma sublime e refrescante. É extraordinário observar algumas das coisas que realmente acontecem, atualmente, através dos olhos e pensamentos da Starr. Parece surreal que certas injustiças ainda aconteçam. Que tantas pessoas sejam destratadas — e não se sintam seguras — unicamente pelo tom da sua pele e pelas suas origens.

The Hate U Give fala sobre sermos mais do que as nossas circunstâncias. Sobre injustiça, sobre o propósito de se protestar e ter uma voz com uma mensagem para partilhar — e defender. Sobre sermos fiéis a nós próprios. Não consegui pousar este livro por um segundo, e embora a linguagem procurasse reproduzir a própria forma de dialogar da protagonista — com algumas gírias e vernáculos próprios da adolescência — a narrativa está muito bem construída, a leitura é fluída e avançamos nos capítulos sem dar conta do tempo mas prestando atenção, finalmente, a detalhes que, para muitos, representam a sua segurança e dignidade. É um YA mas deveria estar na prateleira de qualquer leitor, não importa a idade. Um livro atual, urgente e envolvente. Nunca esquecerei a Starr nem o Khalil.

WOOK

Bertrand
Livro | E-book

Esta publicação contém links de afiliados.

3 comentários:

  1. as minhas amigas já me tinham recomendado o filme mas acho que vou esperar para ler o livro porque sinto que vou ter uma experiência muito melhor
    obrigada pela partilha
    beijinhos

    https://umacolherdearroz.blogspot.com/2019/08/guia-para-totos-primeiros-passos-na.html

    ResponderEliminar
  2. How do you always come up with a good post?

    ResponderEliminar
  3. Estou para ler este livro há tanto tempo!!!! E deveria aproveitar o facto de também ter um kindle para o fazer >.< Nunca ouvi/li uma crítica negativa acerca do The Hate You Give e, sendo um YA, isso diz muito acerca da qualidade da construção narrativa e das personagens, por parte da autora! 2020 há de ser o seu ano na minha vida!!

    LYNE, IMPERIUM BLOG

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)