PASSAPORTE || Palácio de Queluz


Na zona de Lisboa, o que não faltam são castelos e palácios encantadores, mas nenhum se compara, na minha opinião, à beleza do Palácio de Queluz, o meu preferido. Visitei-o ainda em miúda e o lugar ficou completamente gravado na minha memória, porém, aproveitei a oportunidade para o rever.



Considerado o Versailles português, o Palácio Nacional de Queluz foi mandado construir no séc. XVIII como residência de verão da Família Real. Alguns anos depois, constituiu-se residência permanente até à tão famigerada fuga para o Brasil, em 1807, por consequência das invasões francesas. 



O Palácio de Queluz é o testemunho perfeito do requinte e sumptuosidade dos estilos barroco, rococó e neoclássico, não se poupando a detalhes, salões grandiosos e um espólio luxuoso. Os aposentos dispostos a recriar outros tempos  entre mesas postas, aquecedores de cama, presépios e elementos decorativos  transportam-nos para uma época de ostentação, repleta de costumes e descobertas  entre elas, o chocolate, uma descoberta da época que se considerou uma bebida sofisticada e Real, com o seu próprio serviço e utensílios que também podem encontrar, e compreender melhor o fenómeno, no Palácio. 




Reservando o melhor para o fim, uma visita ao Palácio de Queluz não pode terminar sem um passeio ao ar livre. Considerado o maior de Portugal, o jardim do Palácio de Queluz encanta pelos seus canteiros arranjados, as suas fontes deslumbrantes e as vistas privilegiadas para todo o espaço circundante. Já compreenderam por que é o meu Palácio preferido?




O Palácio de Queluz é ainda palco de inúmeras atividades culturais e pode ser visitado de forma independente ou com áudio-guia. Podem também visitar unicamente o jardim. O único defeito que encontro para este Palácio lindíssimo é a não existência de um desconto de estudante. Embora exista um preço mais ‘acessível’ para jovens, o preço não é convidativo e, numa Europa com cultura praticamente acessível a estudantes, está na altura de tornar essa vantagem alcançável.

Enviar um comentário

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.