Em 2005, visitei pela primeira vez a Disneyland Paris. Tinha 10 anos, uma paixão assolapada pelo universo Disney — que nada diminuiu com o tempo — e uma excitação própria de qualquer criança prestes a visitar o parque temático mais mágico de sempre. Foi uma viagem especial que desejava repetir. Acho que nunca o tinha verbalizado muito por aqui, no Bobby Pins, mas era algo que já afirmava há alguns anos: queria regressar à Disneyland.
2019 foi o ano em que isso se tornou possível. Uma ideia que se materializou a meio do ano e que ganhou vida em algumas semanas. Finalmente, agora com 24 anos, voltei ao parque que me encantou em miúda. E o que mudou?
Muita coisa. A minha perceção espacial estava completamente distorcida; tudo me parecia mais longínquo na memória porque era pequena. Por outro lado, o crescimento e extensão do parque é notável, o que resultou numa perceção quase paradoxal: tudo parece mais próximo mas, ao mesmo tempo, tudo está maior.
Sou defensora de que a Disneyland não tem idade recomendada e, por isso, nenhuma das viagens foi mais especial que a outra. Há memórias de infância por lá que estimo muito e outras igualmente especiais que criei durante esta viagem, mais madura. Há detalhes e pormenores que só conseguimos prestar atenção quando somos mais crescidos. Por outro lado, este é um lugar onde iremos sempre (re)encontrar o nosso lado mais infantil, na melhor aceção da palavra.
Há diversões novas que não existiam em 2005, dinâmicas inovadoras e oportunidades que, há mais de uma década, não me foram possíveis de aproveitar (como ir à montanha russa do Indiana Jones, por exemplo. Em 2005, não tinha a altura mínima. Agora, tirei barriga de misérias).
O regresso foi especial. Foi reconfortante voltar a um lugar repleto das referências que mais estimo, rever diversões, descobrir outras novas, voltar a rodear-me de elementos e detalhes que nos fazem mesmo acreditar que a magia acontece. 14 anos depois, o rosto de espanto e encanto permanece o mesmo.
Já visitei a Disneyland Paris com 7 anos e depois com 17 e foram duas experiências totalmente diferentes. E sabes que mais? Mal posso esperar para voltar novamente :D
ResponderEliminarAcho mesmo que não há idade para visitar a Disney, e até sinto que aproveitas muito mais quando és mais velha :)
ResponderEliminarPor curiosidade, qual foi a tua montanha russa preferida?
Tenho uma publicação preparada para essa questão ;)
EliminarQuantos dias estiveste na Disney? :D Quero muito ir lá, tenho de planear tudo ao pormenor!
ResponderEliminarVou responder a todas essas questões (e dar muitas dicas) em breve! :)
EliminarTenho viagem marcada para setembro. Nunca visitei a Disney, mas foi sempre o meu grande sonho. Finalmente, vou conseguir realizá-lo.
ResponderEliminarUm grande beijinho,
https://whaaatifni.blogspot.com/