segunda-feira, 22 de julho de 2019

PASSAPORTE || Disneyland: 14 Anos Depois...


Em 2005, visitei pela primeira vez a Disneyland Paris. Tinha 10 anos, uma paixão assolapada pelo universo Disney — que nada diminuiu com o tempo — e uma excitação própria de qualquer criança prestes a visitar o parque temático mais mágico de sempre. Foi uma viagem especial que desejava repetir. Acho que nunca o tinha verbalizado muito por aqui, no Bobby Pins, mas era algo que já afirmava há alguns anos: queria regressar à Disneyland.

2019 foi o ano em que isso se tornou possível. Uma ideia que se materializou a meio do ano e que ganhou vida em algumas semanas. Finalmente, agora com 24 anos, voltei ao parque que me encantou em miúda. E o que mudou?

Muita coisa. A minha perceção espacial estava completamente distorcida; tudo me parecia mais longínquo na memória porque era pequena. Por outro lado, o crescimento e extensão do parque é notável, o que resultou numa perceção quase paradoxal: tudo parece mais próximo mas, ao mesmo tempo, tudo está maior.

Sou defensora de que a Disneyland não tem idade recomendada e, por isso, nenhuma das viagens foi mais especial que a outra. Há memórias de infância por lá que estimo muito e outras igualmente especiais que criei durante esta viagem, mais madura. Há detalhes e pormenores que só conseguimos prestar atenção quando somos mais crescidos. Por outro lado, este é um lugar onde iremos sempre (re)encontrar o nosso lado mais infantil, na melhor aceção da palavra.

Há diversões novas que não existiam em 2005, dinâmicas inovadoras e oportunidades que, há mais de uma década, não me foram possíveis de aproveitar (como ir à montanha russa do Indiana Jones, por exemplo. Em 2005, não tinha a altura mínima. Agora, tirei barriga de misérias). 

O regresso foi especial. Foi reconfortante voltar a um lugar repleto das referências que mais estimo, rever diversões, descobrir outras novas, voltar a rodear-me de elementos e detalhes que nos fazem mesmo acreditar que a magia acontece. 14 anos depois, o rosto de espanto e encanto permanece o mesmo.

6 comentários:

  1. Já visitei a Disneyland Paris com 7 anos e depois com 17 e foram duas experiências totalmente diferentes. E sabes que mais? Mal posso esperar para voltar novamente :D

    ResponderEliminar
  2. Acho mesmo que não há idade para visitar a Disney, e até sinto que aproveitas muito mais quando és mais velha :)
    Por curiosidade, qual foi a tua montanha russa preferida?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho uma publicação preparada para essa questão ;)

      Eliminar
  3. Quantos dias estiveste na Disney? :D Quero muito ir lá, tenho de planear tudo ao pormenor!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou responder a todas essas questões (e dar muitas dicas) em breve! :)

      Eliminar
  4. Tenho viagem marcada para setembro. Nunca visitei a Disney, mas foi sempre o meu grande sonho. Finalmente, vou conseguir realizá-lo.

    Um grande beijinho,
    https://whaaatifni.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)