sábado, 8 de junho de 2019

SÉRIES || Chernobyl


A mini-série da HBO, que atingiu a cotação mais alta do Imdb, atropelando sem piedade Game of Thrones. Com apenas 5 episódios — e sem mais temporadas previstas — Chernobyl relata a história de uma das maiores catástrofes de sempre: a explosão da central nuclear na Ucrânia, em abril de 1986. Entre a resolução dos problemas mais imediatos, contenção da catástrofe e solução de um desastre nunca antes ocorrido — ou protocolizado —, Chernobyl procura ser uma série rigorosa na recriação dos factos e ilustra o que poderá ter sido a causa do acidente.

A narrativa segue um ritmo lento que compatibiliza com o dramatismo da história. A mistura revela-se perfeita, entre tensões políticas e questões científicas e sociais. O elenco é de luxo e o retrato é realista, sem paninhos quentes e com toda a atenção para os detalhes primários e secundários da tragédia — advirto que há episódios que podem sensibilizar, especialmente envolvendo animais.

Já não me sentia tão envolvida numa série desde que assisti Dark e converto-me em mais uma do enorme grupo que se desfaz em elogios à série que se tem revelado a surpresa do ano. Interessante, rica e dramática, satisfaz a minha curiosidade face a um dos momentos mais negros da História e que sempre me intrigou. O único defeito? As personagens falarem em inglês — acho que ficaria ainda melhor se as personagens dialogassem nas línguas originais!

7 comentários:

  1. Anda todo o mundo a falar desta série, tenho mesmo de lhe dar uma oportunidade :)

    ResponderEliminar
  2. Estou mesmo curiosa em relação a essa série, vai ser a próxima que vou ver quando acabar as que estou a ver agora. É um dos acontecimentos mais devastadores da história, acho que no fundo também estou a adiar porque sei que vai ser pesado.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  3. SIIM! Concordo a 100% com a questão da língua - penso que era a única coisa que faltava para aquela autenticidade imbatível e até comentei isso com familiares.
    Confesso não ser grande "fã" de séries, mas considero que Chernobyl devia até ser incluída nos planos curriculares.
    Sem dúvida um must, em todos os sentidos

    ResponderEliminar
  4. Vi só 3 episódios. Deixou-me agarrada, nauseada e impressionada, sinais de quão bruta e rica a série é. mal posso esperar para acabar de a ver!

    ResponderEliminar
  5. Eu fiquei completamente vidrada nesta série!
    https://jusajublog.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Todos me dizem para ver a série mas não sei se tenho estomago para o fazer, demasiado sensível

    ResponderEliminar
  7. Demorei a começar a ver, mas quando foi, foi de rajada. Caramba. E dói ainda mais saber que tudo foi - é - real. E quanto o poder pode ser cego e incompetente.

    Jiji

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)