segunda-feira, 13 de maio de 2019

PASSAPORTE || St. Stephen's Green


As tréguas da chuva em Dublin permitiram-nos visitar o parque de St. Stephen. Central, arranjado e com um pequeno lago, este é o refugio da cidade onde podemos ver as famílias a passear, crianças a brincar e a vida a acontecer mais lentamente na cidade.

St. Stephen's Green acaba por ser, também, um lugar histórico por ter sido palco da Easter Rising, uma revolução provocada por militantes irlandeses que procuravam ganhar a independência da Irlanda ao Reino Unido, em 1916. O refugio dos militantes foi o parque, onde ficaram e se defenderam das tropas inglesas até serem cercados e obrigados a procurar abrigo no Real Colégio dos Cirurgiões, em frente ao parque. A revolta não foi bem sucedida mas uma curiosidade caricata é que houve, por momentos, um cessar-fogo para que o guarda do parque pudesse alimentar os patos. True story!

O desenrolar de todos os acontecimentos é explicado em inúmeras placas informativas espalhadas pelo parque, pelo que vale a pena fazerem um bom passeio por lá — de preferência, num bom dia (atípico) de Sol! Embora o parque acabe associado a um conflito, a tranquilidade e a beleza do lugar superam o caos — da História e da cidade. Certamente será ainda mais bonito na Primavera.

Sem comentários:

Publicar um comentário

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)