PASSAPORTE || Cérebro — Mais Vasto que o Céu


Utilizando o poema de Emily Dickinson para dar nome à exposição, Cérebro — Mais Vasto que o Céu procura aproximar o público do órgão mais fascinante e importante que possuímos.
A sua história, a sua descoberta ao longo do tempo e a sua complexidade estão bem retratadas em várias salas de ambiente escuro mas organizado. É incrível como a exposição permite-nos confirmar que o cérebro é muito mais do que uma curiosidade científica, e que engloba tantas outras áreas, cada uma com uma interpretação própria, que nos aproxima.

Passeando pelas alas, podem encontrar um cérebro atual e outro com 500 milhões de anos, dois neurónios gigantes no tecto — que me fascinaram completamente — e um equilíbrio entre pontos informativos e outros mais interativos.

As nossas características mais preciosas, como a sensibilidade, perceção, linguagem, memória, são apresentadas logo no início da exposição, incluindo a abordagem a patologias cognitivas. Há também espaço para compreendermos a importância deste órgão em outras espécies e até comparar as suas capacidades cognitivas com as nossas. Ao longo da visita, procuram responder um pouco às questões tecnológicas e à relação do pensamento humano com o artificial.

Não faltam atividades, desde jogos de reação ou memória, competições entre visitantes para saberem quem tem maior poder de concentração — quem consegue fazer a bola chegar ao outro lado só com a força da mente?? — orquestras cerebrais, onde, através de um pequeno dispositivo, fazem a leitura de cinco ondas cerebrais às quais é atribuído um som para cada (no fundo, é a música do vosso cérebro!) e até desafios para diferenciarem inteligência artificial da humana (eu diferenciei, a minha companhia não!). A iniciativa conta ainda com mais duas programações complementares: 'O Cérebro no Cinema' onde exibem filmes, de alguma forma, relacionados com a temática e 'Diálogos do Cérebro', com ilustres convidados em conversa aberta sobre o cérebro (cada palestra com uma temática específica). Ambos os programas são gratuitos e sujeitos a lotação dos lugares.

Coesa e muito interessante, Cérebro — Mais Vasto que o Céu é a exposição perfeita para quem sempre se fascinou com o universo neuro. Estará na Fundação Calouste Gulbenkian até 10 de Junho de 2019, com horário alargado aos fins de semana. A exposição tem o custo de 5€, com 50% de desconto se tiverem idade inferior a 29 anos e gratuita se apresentarem o vosso cartão de estudante (mas apenas às sextas, a partir das 18H00). Visitem, vale muito a pena.

Enviar um comentário

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.