Sem dúvida que a IKEA é uma das minhas marcas favoritas e, aliada toda a vertente de marketing pela qual andei a mergulhar nos últimos tempos e a minha curiosidade em relação a marcas no geral, o Boa, IKEA! foi a companhia perfeita.
Boa, IKEA! procura explorar toda a identidade e estratégia da marca para se tornar num dos maiores nomes de referência do mobiliário no mundo inteiro. Numa época em que se compravam móveis para a vida e onde raramente o interior de uma casa refletia a personalidade da pessoa que lá vivia, a IKEA ousou apresentar um conceito de mobiliário barato, descartável e adaptável a diferentes personalidades, sem nunca comprometer a funcionalidade e o preço competitivo, os dois grandes objetivos primordiais da marca, que ainda hoje prevalecem. Como foi tão bem sucedida? E como foi capaz de adaptar a sua identidade tão marcante em diferentes mercados e culturas ao redor do mundo? A IKEA mudou para sempre a forma como as pessoas compram mobiliário e tornou os móveis de design funcional e bonito acessíveis às massas.
Não é, de todo, um livro recente, notando-se já alguma datação — resultante do marketing estar em constante atualização — e carecendo de exploração do marketing digital — que, em 2008, estava a brotar. Porém, não deixa de ser um livro absolutamente interessante no que toca a entender o golden circle de uma marca; Qual o seu propósito? Qual a sua mensagem? Qual a sua estratégia? São princípios que a autora analisa ao detalhe e que, ainda hoje, identificamos quando entramos numa loja, assistimos a um anúncio televisivo ou até numa campanha nas redes sociais. Boa, IKEA! é um livro de linguagem acessível que demonstra que a identidade e propósito de uma marca são essenciais para uma ideia e um negócio vingarem no mundo — e o quanto uma campanha que respeite esse propósito é capaz de fazer para ditar o sucesso ou derrota de uma marca.
Autora: Elen Lewis
Número de Páginas: 171
Já estive para o comprar por curiosidade relativamente à marca mas o facto de ser antigo impediu-me de o fazer. Em termos de marketing, linguagem, exemplos (...) achas relevante para quem já está nessas andanças há uns anos ou achas que é mais direcionado para quem está a começar?
ResponderEliminarPor não ser um livro muito técnico e sim mais focado em explorar o conceito e valores da marca (dentro e fora de portas), acho que não deixa de ser interessante. Quem está a começar aflora um pouco algumas das estratégias da IKEA e quem já está por dentro tem a oportunidade de conhecer melhor uma empresa que passa muito pouco da sua realidade para o público. Lá está, é o que digo na publicação: não é recente mas é excelente para conhecer o golden circle da marca. Eu sempre achei interessante não conhecer apenas a estratégia mas também a história das marcas, portanto, se tiveres a mesma visão, recomendo :)
EliminarEstou familiarizada com a história da marca e já analisei o caso numas aulas de marketing, pelo que tenho receio que não me acrescente muito... Se alguém tiver vou pedir emprestado, de qualquer forma, porque (quase) nunca é tempo perdido!
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