sexta-feira, 10 de maio de 2019

LIVROS || Boa, IKEA!


Sem dúvida que a IKEA é uma das minhas marcas favoritas e, aliada toda a vertente de marketing pela qual andei a mergulhar nos últimos tempos e a minha curiosidade em relação a marcas no geral, o Boa, IKEA! foi a companhia perfeita.

Boa, IKEA! procura explorar toda a identidade e estratégia da marca para se tornar num dos maiores nomes de referência do mobiliário no mundo inteiro. Numa época em que se compravam móveis para a vida e onde raramente o interior de uma casa refletia a personalidade da pessoa que lá vivia, a IKEA ousou apresentar um conceito de mobiliário barato, descartável e adaptável a diferentes personalidades, sem nunca comprometer a funcionalidade e o preço competitivo, os dois grandes objetivos primordiais da marca, que ainda hoje prevalecem. Como foi tão bem sucedida? E como foi capaz de adaptar a sua identidade tão marcante em diferentes mercados e culturas ao redor do mundo? A IKEA mudou para sempre a forma como as pessoas compram mobiliário e tornou os móveis de design funcional e bonito acessíveis às massas. 

Não é, de todo, um livro recente, notando-se já alguma datação — resultante do marketing estar em constante atualização — e carecendo de exploração do marketing digital — que, em 2008, estava a brotar. Porém, não deixa de ser um livro absolutamente interessante no que toca a entender o golden circle de uma marca; Qual o seu propósito? Qual a sua mensagem? Qual a sua estratégia? São princípios que a autora analisa ao detalhe e que, ainda hoje, identificamos quando entramos numa loja, assistimos a um anúncio televisivo ou até numa campanha nas redes sociais. Boa, IKEA! é um livro de linguagem acessível que demonstra que a identidade e propósito de uma marca são essenciais para uma ideia e um negócio vingarem no mundo — e o quanto uma campanha que respeite esse propósito é capaz de fazer para ditar o sucesso ou derrota de uma marca.

Autora: Elen Lewis
Número de Páginas: 171

3 comentários:

  1. Já estive para o comprar por curiosidade relativamente à marca mas o facto de ser antigo impediu-me de o fazer. Em termos de marketing, linguagem, exemplos (...) achas relevante para quem já está nessas andanças há uns anos ou achas que é mais direcionado para quem está a começar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por não ser um livro muito técnico e sim mais focado em explorar o conceito e valores da marca (dentro e fora de portas), acho que não deixa de ser interessante. Quem está a começar aflora um pouco algumas das estratégias da IKEA e quem já está por dentro tem a oportunidade de conhecer melhor uma empresa que passa muito pouco da sua realidade para o público. Lá está, é o que digo na publicação: não é recente mas é excelente para conhecer o golden circle da marca. Eu sempre achei interessante não conhecer apenas a estratégia mas também a história das marcas, portanto, se tiveres a mesma visão, recomendo :)

      Eliminar
    2. Estou familiarizada com a história da marca e já analisei o caso numas aulas de marketing, pelo que tenho receio que não me acrescente muito... Se alguém tiver vou pedir emprestado, de qualquer forma, porque (quase) nunca é tempo perdido!

      Eliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)