PASSAPORTE || Trinity College


O ex-libris de Dublin encontra-se na lindíssima Trinity College e obviamente era uma das visitas mais aguardadas da minha viagem, ou não fosse eu uma apaixonada por literatura e bibliotecas: estou a referir-me à Old Library, claro!


Foi terminada em 1732, porém, o seu criador, Thomas Burgh, nunca chegou a vê-la concluída, uma vez que faleceu dois anos antes. A área mais icónica de toda a biblioteca denomina-se como Long Room e é um verdadeiro colosso, possuindo 65 metros de altura e armazenando mais de 200,000 exemplares dos mais variados recantos do mundo e que, ainda hoje, são consultados! Acompanhando toda a sala estão dezenas de bustos de filósofos e escritores que, de certa forma, tinham algum vínculo com Trinity College. Ao centro, encontram ainda a harpa de 'Brian Boru' do século XV — mas sobre ela, explico-vos tudo melhor numa outra publicação.


 É interessante como, ao entrar, senti-me imediatamente engolida pelo ambiente escuro e pelo cheiro quente dos livros velhos. Não é propriamente o tipo de biblioteca luzidia e charmosa que admiramos em vários lugares — incluindo a (nossa) maravilhosa biblioteca do Convento de Mafra. A sensação é mais pesada e austera. É uma sensação que faz com que muitos visitantes saiam desiludidos. Já eu, não poderia discordar mais.



É um lugar que nos faz sentir pequeninos, tanto na dimensão física quanto intelectual. Centenas de milhares de volumes, ideias, teorias e histórias que ali habitam. Um lugar absolutamente histórico e imponente que não obedece à beleza mais convencional e principesca das bibliotecas da sua época e que, por isso mesmo, se destaca com enorme sofisticação e personalidade.

Porém, a relíquia desta biblioteca não se encontra no Long Room e sim numa exposição especial: The Book of Kells. Criado no ano 800, é um dos tesouros medievais mais antigos e que se pode considerar o pai do design gráfico, uma vez que foram estas páginas que receberam os primeiros adornos na tipografia. Esta na posse do Trinity College desde 1661 e agora disponível para todos os visitantes admirarem.







A Old Library tem custo de entrada, porém, o Campus não, pelo que vale a pena terminarem a visita explorando a gigantesca Universidade que alberga a maior variedade de cursos alguma vez vista, desde Direito, Desporto, História, Arte, Música, Nutrição, Teatro, Arqueologia, Línguas, Gestão, Psicologia, Medicina, Química, Física, Engenharia, Matemática, Microbiologia (...) e não cheguei a metade! Os jardins são maravilhosos e os banquinhos — todos eles com uma dedicatória especial a alguém que fez parte da Universidade e foi homenageada dessa forma — convidam a um pequeno descanso num lugar lindíssimo. Uma visita que não podem perder. A entrada para a Old Library e exposição de Kells tem o custo de 11€ para adultos. Crianças até aos 12 anos não pagam entrada.

1 comentário

  1. Oh pá, que lindo!!! Obrigada por nos levares a Dublin e a esta lindíssima biblioteca contigo.

    Beijinhos,
    Ensaio Sobre o Desassossego

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.