terça-feira, 23 de abril de 2019

PASSAPORTE || Trinity College


O ex-libris de Dublin encontra-se na lindíssima Trinity College e obviamente era uma das visitas mais aguardadas da minha viagem, ou não fosse eu uma apaixonada por literatura e bibliotecas: estou a referir-me à Old Library, claro!


Foi terminada em 1732, porém, o seu criador, Thomas Burgh, nunca chegou a vê-la concluída, uma vez que faleceu dois anos antes. A área mais icónica de toda a biblioteca denomina-se como Long Room e é um verdadeiro colosso, possuindo 65 metros de altura e armazenando mais de 200,000 exemplares dos mais variados recantos do mundo e que, ainda hoje, são consultados! Acompanhando toda a sala estão dezenas de bustos de filósofos e escritores que, de certa forma, tinham algum vínculo com Trinity College. Ao centro, encontram ainda a harpa de 'Brian Boru' do século XV — mas sobre ela, explico-vos tudo melhor numa outra publicação.


 É interessante como, ao entrar, senti-me imediatamente engolida pelo ambiente escuro e pelo cheiro quente dos livros velhos. Não é propriamente o tipo de biblioteca luzidia e charmosa que admiramos em vários lugares — incluindo a (nossa) maravilhosa biblioteca do Convento de Mafra. A sensação é mais pesada e austera. É uma sensação que faz com que muitos visitantes saiam desiludidos. Já eu, não poderia discordar mais.



É um lugar que nos faz sentir pequeninos, tanto na dimensão física quanto intelectual. Centenas de milhares de volumes, ideias, teorias e histórias que ali habitam. Um lugar absolutamente histórico e imponente que não obedece à beleza mais convencional e principesca das bibliotecas da sua época e que, por isso mesmo, se destaca com enorme sofisticação e personalidade.

Porém, a relíquia desta biblioteca não se encontra no Long Room e sim numa exposição especial: The Book of Kells. Criado no ano 800, é um dos tesouros medievais mais antigos e que se pode considerar o pai do design gráfico, uma vez que foram estas páginas que receberam os primeiros adornos na tipografia. Esta na posse do Trinity College desde 1661 e agora disponível para todos os visitantes admirarem.







A Old Library tem custo de entrada, porém, o Campus não, pelo que vale a pena terminarem a visita explorando a gigantesca Universidade que alberga a maior variedade de cursos alguma vez vista, desde Direito, Desporto, História, Arte, Música, Nutrição, Teatro, Arqueologia, Línguas, Gestão, Psicologia, Medicina, Química, Física, Engenharia, Matemática, Microbiologia (...) e não cheguei a metade! Os jardins são maravilhosos e os banquinhos — todos eles com uma dedicatória especial a alguém que fez parte da Universidade e foi homenageada dessa forma — convidam a um pequeno descanso num lugar lindíssimo. Uma visita que não podem perder. A entrada para a Old Library e exposição de Kells tem o custo de 11€ para adultos. Crianças até aos 12 anos não pagam entrada.

1 comentário:

  1. Oh pá, que lindo!!! Obrigada por nos levares a Dublin e a esta lindíssima biblioteca contigo.

    Beijinhos,
    Ensaio Sobre o Desassossego

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)