PASSAPORTE || National Library


Quando pedi sugestões e recomendações para a minha viagem a Dublin, recebi dezenas de dicas, muitas delas repetidas, mas nenhuma a fazer referência a este tesouro que qualquer amante de bibliotecas vai amar. Cabe-me a mim partilhar convosco um 'segredo' da capital: a Biblioteca Nacional.

Foi construída em 1877 e abriga mais de 10 milhões de itens, entre livros, jornais, manuscritos, fotografias, mapas, música (...). Está divida entre dois pontos de atração principais: uma exposição sobre literatura irlandesa, com um espólio muito rico sobre alguns dos autores mais famosos da literatura clássica, e — o lugar que ansiava visitar — o Reading Room, uma sala de estudo com uma cúpula extraordinária que nos faz ficar de boca aberta ao entrar.

O lugar é de tal forma pouco popular que éramos os únicos turistas na biblioteca. No meu guia, a menção é curta e desprovida de fotografias, com a indicação de horários incorrecta— o Reading Room não está aberto às segundas) — pelo que senti que este momento era inteiramente privilegiado. Não nos é permitido entrar na área das secretárias sem um cartão de leitor e também não era permitido fotografar, mas esse sinal só dei conta depois de ter feito os meus registos. A cúpula luminosa e esverdeada, o classicismo da biblioteca e o cheiro dos livros torna o lugar encantador.

A entrada é gratuita e recomendo vivamente este ponto secreto de Dublin que está bem no centro da cidade. Magnífico!

Enviar um comentário

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.