terça-feira, 30 de abril de 2019

PASSAPORTE || National Library


Quando pedi sugestões e recomendações para a minha viagem a Dublin, recebi dezenas de dicas, muitas delas repetidas, mas nenhuma a fazer referência a este tesouro que qualquer amante de bibliotecas vai amar. Cabe-me a mim partilhar convosco um 'segredo' da capital: a Biblioteca Nacional.

Foi construída em 1877 e abriga mais de 10 milhões de itens, entre livros, jornais, manuscritos, fotografias, mapas, música (...). Está divida entre dois pontos de atração principais: uma exposição sobre literatura irlandesa, com um espólio muito rico sobre alguns dos autores mais famosos da literatura clássica, e — o lugar que ansiava visitar — o Reading Room, uma sala de estudo com uma cúpula extraordinária que nos faz ficar de boca aberta ao entrar.

O lugar é de tal forma pouco popular que éramos os únicos turistas na biblioteca. No meu guia, a menção é curta e desprovida de fotografias, com a indicação de horários incorrecta— o Reading Room não está aberto às segundas) — pelo que senti que este momento era inteiramente privilegiado. Não nos é permitido entrar na área das secretárias sem um cartão de leitor e também não era permitido fotografar, mas esse sinal só dei conta depois de ter feito os meus registos. A cúpula luminosa e esverdeada, o classicismo da biblioteca e o cheiro dos livros torna o lugar encantador.

A entrada é gratuita e recomendo vivamente este ponto secreto de Dublin que está bem no centro da cidade. Magnífico!

Sem comentários:

Publicar um comentário

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)