quarta-feira, 3 de abril de 2019

PASSAPORTE || Christ Chruch Cathedral


Estarei em Hogwarts?! É esta a pergunta que todos farão ao verem a catedral Christ Church erguer-se em plena cidade. É impossível não reparar nas semelhanças e não ficar de olhos a brilhar com as torres, as cornucópias nas janelas, os tons acinzentados da pedra, e pela sua imponência.



É a mais antiga catedral medieval de Dublin, fundada em 1038, e ia caindo na ruína se o destilador de whisky Henry Roe não a tivesse restaurado nos anos setenta do século XIX. É uma herança lindíssima do estilo gótico, fortemente marcado na nave.



A Christ Church Cathedral possui, ainda, uma cripta onde podem visitar a exposição dos tesouros da catedral e encontrar uma história muito curiosa, embora inglória: um gato e um rato mumificados durante uma perseguição. Desconfia-se que, qual Tom e Jerry, o rato tentava escapar do feroz gato enfiando-se num dos tubos largos do órgão. Não querendo perder a sua presa, o gato foi atrás e acabaram os dois presos no tubo. Só foram encontrados durante uma restauração do órgão, naturalmente mumificados, provavelmente pelas condições extraordinárias no interior do tubo. Ambos ficaram surpreendentemente bem preservados e as suas posições de perseguição eternizadas para todos observarem.


Por fora, irão também reparar numa ponte fechada — que apenas reforça a ideia mágica de que estão em Hogwarts — e por onde se faz o acesso para Dublinia, uma atração sobre a qual publico brevemente.



Não é uma opinião consensual, porém, não foi o meu interior de catedral preferido, tendo gostado muito mais de St. Patrick's Cathedral. As opiniões dividem-se e em inúmeros lugares li a recomendação de que, se não quisessem visitar as duas, que optassem por Christ Church. Não concordo com a recomendação porque considerei o edifício mais apelativo por fora do que por dentro, no entanto, o critério final é sempre vosso! Esta aberta todos os dias e o bilhete de adulto custa 6€. Com o Dublin Pass, a entrada é gratuita.

1 comentário:

  1. Visitaria as duas de qualquer forma, mas pelo que é possível ver através das fotografias concordo com a tua opinião, acho que também ia gostar mais de visitar a St. Patrick's Cathedral.

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)