APP || Curso no Duolingo: Vale a Pena?


Apresentei-vos o Duolingo — uma aplicação para aprender línguas de forma gratuita — em 2017, no entanto, só me dediquei a levar uma rotina de aprendizagem a sério em 2018, com a escolha do Alemão. Fiz uma lição por dia, todos os dias — exceto aos fins-de-semana — que pouco mais durava do que dois minutos, mas vencia pela consistência. Paralelamente, a meio de 2018, resgatei os manuais de alemão da minha tia para treinar ainda mais e comecei a pesquisar por músicas alemãs. Agora, em 2019, dou por terminadas todas as lições e não podia deixar de partilhar convosco o feedback. Será que vale a pena?

As opiniões dividem-se, principalmente devido à tradução se fazer em português do Brasil que, embora seja pouco natural para nós — especialmente na sintaxe —, não considerei um obstáculo, até porque as diferenças entre as duas línguas não se verificam em todas as frases. Inicialmente, certifiquei-me com quem já falava alemão de que as lições estavam corretas e não induziam em erro mas, ao fim de tantos selos de aprovação, segui com as lições já confiando na aplicação.

No que é que o Duolingo é brilhante? Na extensão de vocabulário. Entre comida, países, direções, profissões, ciência, arte (...) reúnem-se uma série de palavras fundamentais para uma compreensão global da língua, o que torna a aprendizagem rica e prática para o dia-a-dia. A existência do Clube — um separador da aplicação com vários exercícios práticos como responder a uma pergunta ditada ou iniciar uma conversa na língua, legendar imagens em alemão (...) — também auxilia no treino.

Onde acho que o Duolingo perde? Na construção de frases. A aplicação sofreu uma atualização major a meio do ano e o modelo de aprendizagem também se alterou. Se, inicialmente, o Duolingo apostava muito na escrita e apelava a que construíssemos frases e palavras em alemão na própria lição, agora, esses exercícios estão apenas reservados a níveis superiores a 1. O facto de o nível de compreensão também já não decrescer, como acontecia na versão anterior, obrigando-nos a repetir a lição para 'refrescar' os conceitos também era incrível para reter melhor a aprendizagem. Assim, os níveis iniciais focam-se bastante na compreensão de vocabulário e pouco na escrita. Considero as duas componentes fundamentais. Foi também uma das razões pelas quais comecei a apostar no manual. No entanto, uma vez que já terminei todas as lições e não tenciono deixar a aprendizagem morrer, vou continuar a fazê-las num nível superior e os exercícios de escrita surgirão, novamente. 

Em forma de conclusão, sinto que compreendo melhor alemão do que falo — embora isso seja uma característica comum quando aprendemos uma nova língua — e que o meu vocabulário está bastante rico mas que a sintaxe precisa de mais treino. Estou satisfeita com a aplicação e continuo a defender que é uma excelente forma de se introduzirem numa nova língua e até de perceberem se é uma aprendizagem na qual tencionam investir mais tarde. Continuarei com as minhas lições enquanto os níveis assim o permitirem e estou a considerar — agora que já tenho uma rotina — aprender também italiano, uma língua mais fácil de aprender — gostava muito de continuar o japonês mas é uma língua igualmente exigente e conciliar alemão com japonês não se revelou tarefa fácil.

E vocês? Qual é a vossa experiência com a aplicação? Que língua estão a aprender?

3 comentários

  1. Da primeira vez em que usei o Duolingo, foi para aprender japonês. Fiz umas quantas lições, mas desisti. No início de 2019, propus-me ao italiano e continuei por umas três semanas, no entanto, acabei por me perder, devido a outras tarefas. De qualquer maneira, tenciono regressar e terminar este desafio! 🌻

    LYNE, IMPERIUM BLOG

    ResponderEliminar
  2. Já usei a Duolingo e adorei. Agora acho que vou começar a usar outra vez, não para aprender uma língua de "raiz" mas sim para me recordar de algumas coisas de Francês e Alemão ahah Vamos ver no que dá!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  3. Já utilizei mas, por desleixo meu, acabei por não lhe dar a devida atenção no entanto não tenho qualquer razão de queixa e penso voltar a utilizar, desta vez para me dedicar mais a sério.

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.