PASSAPORTE || Guia de Lisboa


Já o afirmei, perdido nos confins deste arquivo, que a minha relação com Lisboa não foi perfeita nem linear. Na verdade, cheguei a viver uma fase em que detestava a capital; não me sentia segura, era confusa e, em geral, não me conseguia encontrar na identidade da cidade. A entrada na faculdade obrigou esta small town girl a criar uma rotina em Lisboa e se esta era a fórmula perfeita para tudo correr mal, a verdade é que fizemos as pazes. Encontrei os meus lugares e a minha identidade por Lisboa, aprendi a conviver numa cidade grande e sinto que, hoje, é uma das minhas cidades. Pela minha história com ela, pelos milhões de memórias que já criei por lá, pela nossa relação de ódio iniciar um amor inquestionável no final. Deixo-vos aqui os meus lugares preferidos de Lisboa!

Bairros | É aqui que a identidade menos urbana e mais bairrista de Lisboa ainda se preserva e, embora seja um espaço muito mais popular na altura dos Santos, gosto de a visitar sem época, mas com a típica luz de Lisboa. As cores das casas, a roupa estendida, os azulejos, os miradouros improvisados e completamente exclusivos a quem se deixa perder pelas ruas... É nos bairros que ainda reside um pouco a essência primordial da capital e que podemos desfrutar do seu lado mais pitoresco e autêntico.

Baixa | Vão depressa reparar que, embora Lisboa esteja repleta de lugares e espaços culturais incríveis — e que já visitei, na grande maioria — o que mais me encanta na cidade é a identidade ao ar livre. A Baixa é um desses lugares. Consegue ser caótica e não é um amor consensual por todos, mas eu adoro a sua energia, dinâmica e beleza. Na Baixa, vão sempre encontrar inúmeras lojas, fachadas bonitas, igrejas convidativas a entrar e explorar o seu interior, eventos a não perder e, em geral, é um lugar incrível para passear, fotografar e tomar um café.

Boa-Bao | Agora, também, com um espaço no Porto — porque a malta do Norte também merece! — o Boa-Bao é um dos meus restaurantes preferidos de sempre! Caracterizando-se como uma viagem pela Ásia, com referência a dezenas de países orientais, este é o lugar certo para experimentarem pratos diferentes mas repletos de sabor. A estrela da casa é o pad thai — que é divinal! — mas o caril também é delicioso e arrisco dizer que qualquer pedido da carta será uma ótima escolha. A grande desvantagem do lugar é que não aceita reservas e tem alguma popularidade, pelo que recomendo que o visitem bem cedo e durante a semana.

Estufa Fria | Ainda não percebi muito bem se este lugar é realmente subvalorizado ou se estamos todos a fazer um juramento global em mantê-lo discreto. Em todo o caso, estarei a quebrar os princípios e a referi-lo como um dos melhores pontos de Lisboa, se quisermos sair dela. Comummente é referida como Estufa Fria mas, na verdade, tem três espaços amplos: estufa fria, quente e doce. O espólio vegetal de cada uma é de perder de vista e deixa qualquer um deslumbrado. É um refúgio na cidade, perfeito para uma visita sossegada e que recarregue as nossas energias.

Fábrica da Nata | Para mim, é nesta casa que se vendem os melhores pastéis de nata. A Fábrica da Nata já tem dois espaços de venda em Lisboa e um salão de chá maravilhoso que vos convida a sentar, pedir muitos pasteis e um bule para partilhar. O sabor é delicioso e o paladar do creme inclina-se muito mais para o travo da nata do que para o do ovo — se, como eu, também preferem assim, vão, com certeza, amar! Quentinhos e docinhos, a iguaria tradicional da capital não falha neste lugar!

Ground Burger | A minha hamburgueria preferida. Para mim, o melhor hambúrguer de Lisboa vive aqui e é delicioso de comer. A carta é variada, os ingredientes são ricos e podemos desfrutar de um verdadeiro e guloso hambúrguer. Também servem milkshakes — à boa moda americana — e donuts ao fim de semana, que ainda não provei, mas estão na lista!

Ler Devagar | Localiza-se no LxFactory e a sua imagem de marca é o número incontável de livros que repousam nas paredes da livraria. Entre novidades, edições mais antigas, um café no interior da loja e ainda um espaço de estudo, a livraria Ler Devagar é o ponto ideal para qualquer amante de literatura que se queira perder entre milhares de histórias num lugar lindíssimo e carismático.

Miradouro da Graça | Miradouros não faltam por Lisboa, e embora este seja um dos mais populares, é também um dos meus favoritos, fornecendo uma vista privilegiada para a capital. Se tiverem (muita) sorte, o lugar está um pouco vazio e Lisboa é vossa. Já lá estive nas mais variadas alturas do dia e até num amanhecer por lá, mas a minha altura preferida continua a ser o pôr-do-Sol, quando a cidade fica com uma luz dourada maravilhosa. É um lugar para sentarem e apreciarem a vista, sem horas marcadas.

Nannarella | Reconheço que ainda não visitei muitas gelatarias por Lisboa mas, para já, esta é a minha preferida. Localizada pertinho de uma praça — onde se podem sentar e desfrutar do gelado, já que o espaço do Nannarella, em si, é minúsculo — este é o lugar perfeito para saborear um verdadeiro gelado artesanal. Podem contar com os sabores tradicionais ou apostar em paladares mais originais mas a minha recomendação será sempre para provarem o Fior di Basílico. O melhor sabor de sempre!

Portas do Sol e Santa Luzia | Existe um pouco de batota aqui envolvida, uma vez que estou a referir dois miradouros numa só recomendação mas ambos estão tão perto um do outro que praticamente considero o mesmo. São os meus segundos miradouros preferidos e também muito populares. Santa Luzia vence pela beleza do próprio miradouro — com um espaço idílico para sentar, repleto de sombras de árvores, num clima mais romântico — e Portas do Sol ganha pela amplitude visual — conseguem ter uma vista mais abrangente de Lisboa do que no Santa Luzia. Em ambos, a cidade brilha pelos seus telhados alaranjados e diversidade de casinhas que vão desaguar ao Tejo azul, que se apresenta à nossa frente. É um lugar particularmente luminoso e perto dos bairros. Se quiserem fazer uma visita à Lisboa autentica, podem começar (ou terminar!) neste ponto de partida/chegada lindíssimo.

Tease | Onde mora o meu chai latte preferido da cidade e uns dos melhores cupcakes que já comi — ali par a par com os da Spirito! Com dois espaços abertos no Cais do Sodré e no Principe Real, este último é o que mais frequento e que bilha pelo espaço aconchegante e com uma miscelânea de estilos decorativos. Gosto sempre de escolher os lugares à janela e desfrutar do meu chai ao sabor de uma luz natural gentil. Se querem um momento docinho, esta é a aposta certeira.

Zero Zero | A par com o Casanova, esta é a melhor pizzaria da cidade. Com um terraço lindo e uma vista privilegiada, o Zero Zero é ideal para escolher uma mesa na área exterior, num dia de Sol perfeito, e partilhar uma pizza de massa fina e cheia de queijo. Os ingredientes são frescos e de qualidade, a pizza é absolutamente gulosa e o espaço é muito agradável para se estar e conversar. Tudo o que se quer à mesa!

5 comentários

  1. Este guia é vida, Inês! Parece-me que temos gostos semelhantes: o amor pelas ruas e pela luz bonita de Lisboa. Adoro passear tanto pelos bairros como pela baixa lisboeta - seja pela calma e sentido de comunidade nos primeiros, ou pelo ar cosmopolita e simultaneamente clássico da segunda. Quanto às sugestões mais específicas, vou guardar para picar o ponto nas próximas visitas - só conheço a Ler Devagar e o Miradouro da Graça!

    Jiji

    ResponderEliminar
  2. Hoje por acaso estamos de regresso das mini férias, então, como é o meu aniversário, vamos dar uma voltinha por Lisboa. EM princípio vamos ao Oceanário.
    Beijinho
    Blog Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  3. Já fui a alguns locais que mencionas te, outros estão na minha lista de visitas. Adorei o post, muito bem escrito e organizado. Seguimos o teu blogue e parabéns pois ele está muito bom!

    Beijinhos :D

    http://damselme.blogspot.com/?m=0

    ResponderEliminar
  4. "A roupa estendida"!!!! Omg tão engraçado termos falado disto durante a minha visita.
    Estou aqui quase a chorae, porque vimos tantk destes sítios juntas e falamos tanto durante cada visita, parámos, tomámos os nossos cafés, tirámos as fotos inspiradoras, andámos sempre de sorriso na cara. Que feliz.
    Achei isso mesmo curioso em relação à Estufa Fria... ter 3 espaços diferentes - e claramente!
    Também fui à Ler Devagar, tão caoticamente organizada. Adorei!!!!
    Santa Luzia, o miradouro onde as peripécias acontecem e nos infiltramos num casalzinho eheh
    Da próxima que aí for, vamos comer à Zero Zero, ontem, ainda passei por ela e tem muito bom ar, aconchegante. A Casanova já risquei, a Zero zero vai ser contigo, miga.

    Entusiasmei-me com este post.💛

    ResponderEliminar
  5. Já guardei este artigo para consultar na minha próxima ida a Lisboa.:p

    Another Lovely Blog!, https://letrad.blogspot.com/

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.