WEB || 4 Podcasts


O universo dos podcasts tem ganho uma força maior na minha rotina desde que corro. O meu treino tem um tempo de corrida e de batimentos cardíacos que necessito de cumprir e, sejamos sinceros, por vezes não me apetece nada mexer. Canso-me da música a meio e aborreço-me. Foi assim que comecei a dar oportunidade aos podcasts e não os larguei mais. A ideia de uma espécie de conversa unilateral onde me posso distrair parece-me a solução perfeita.

Entretêm-me, a maioria tem a mesma duração que o tempo de corrida que preciso cumprir e fazem-me ansiar por ir correr — o que nunca acontecia — porque só me permito a ouvir novos episódios quando treino. Isto tem-me permitido descobrir alguns programas que oiço com regularidade e que sou muito fã!

ask.tm | Aquilo que torna o podcast do humorista Pedro Teixeira da Mota tão popular é a aleatoriedade dos temas e raciocínios do Pedro — sobre os quais alguns concordo e outros nem tanto. Sabem quando estamos entre amigos — ou a sós mesmo — e vêm-nos à cabeça as ideias mais mirabolantes ou os assuntos de conversa mais improváveis? É precisamente este o resumo de ask.tm, sendo que o Pedro escolhe algumas perguntas originais para responder e que, normalmente, resultam como ponto de partida para uma viagem de assuntos completamente opostos mas que, por uma operação qualquer, se conectam. Ao fim de alguns episódios, acabam por percecionar que existem certos conceitos originais do Pedro que se mantêm ao longo do podcast e o ajudam a contar novas histórias (o facto de ele criar conceitos novos é algo de reconfortante para mim visto que, como já partilhei convosco, eu também invento palavras).

Sozinho em Casa | É o podcast mais recente da lista mas, desde então, tem sido companhia regular. Um projeto do humorista Guilherme Geirinhas que também prima pela aleatoriedade e pertinência dos temas que apresenta. Divagações interessantes que não procuram desesperadamente ter piada, pormenor que me agrada e que acho que torna o podcast mais interessante. Termino todos os episódios com a sensação de que agregou algo em mim, o que é fantástico nesta minha necessidade de multi-tasking. Correr e ainda fazer boas reflexões? Perfeito!

Cada Um Sabe de Si | Um podcast da Rádio Comercial, conduzido por Diogo Beja e Joana Azevedo, que entrevistam um convidado — das mais variadas esferas — e tornam o conceito numa conversa agradável, interessante e liberta de convenções. As vozes são-nos familiares mas o à vontade e a descontração na linguagem e nas reações por parte da conversa gerada pelos convidados é muito diferente — mais genuína. É um programa leve cujos assuntos de conversa variam consoante os convidados. Não escuto todos os episódios — simplesmente porque há convidados que me interessam mais do que os outros — mas sei que todos os que escolho para ouvir vão ser bons e que vou ter uma conversa fenomenal para ouvir.

Maluco Beleza | Já partilhei convosco este projeto no conceito vídeo, mas agora debruço-me mais no conceito podcast. A atualização dos conteúdos no podcast deixa um pouco a desejar mas é um dos meus preferidos pela diversidade de convidados, temas que abordam e o à vontade que não conseguimos encontrar em entrevistas ou conversas de televisão. Significativamente mais longo do que os restantes podcasts que apresento, reconheço que dou uma clara preferência ao vídeo do que ao formato áudio mas deixo sempre a opção em aberto e disponível, especialmente quando o convidado é interessante.

Que podcasts gostam de escutar?

10 comentários

  1. Por coincidência, só ouço esses mesmo que referiste, adoro-os! Sempre que termino um novo episódio sinto-me mais capaz de atingir qualquer objetivo -
    principalmente quando ouço os podcasts "sozinho em casa"). Já os podcasts "Maluco Beleza" fazem-me rir imenso!

    ResponderEliminar
  2. Acompanho o Asktm e o Maluco Beleza, embora de forma esporádica. Estou curiosa com o do Guilherme e já andava para ouvir desde que ele começou, mas agora com a tua recomendação fiquei ainda com mais vontade e vou experimentar em breve!

    ResponderEliminar
  3. O meu top 3 é Maluco beleza, sozinho em casa e (ainda mais recente) Terra Maya

    ResponderEliminar
  4. Também sou grande fã de podcasts! O meu favorito é precisamente ask.tm, que descobri através do Erro Crasso! O Maluco Beleza também é um dos que mais gosto e o do Guilherme comecei a ouvir esta semana!

    ResponderEliminar
  5. Sou fã do Maluco Beleza.:)

    Another Lovely Blog!, https://letrad.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Eu ando viciada em Podcasts ahah parece que não ouço mais nada. Em casa, no carro, na rua ahah
    Ouço vários mas em inglês. Ouço uns de marketing (que é a minha área na faculdade), ouço o Happy Place, Gals on the Go (que eu ADORO) e também gosto imenso de ouvir The Skinny Confidential Him & Her. Estes são os que mais ouço e aconselho ahaha

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  7. Que ideia óptima! Também sou mega fã do Maluco Beleza :) Beijinho **

    ResponderEliminar
  8. Também comecei a ouvir podcasts recentemente. Que aplicação usas para ouvir? Eu tenho o Castbox mas já percebi que gasta imensos dados móveis. Não sei se será assim com todas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu uso a própria aplicação da Apple, Podcasts. Dá para transferir os episódios e ouvi-los offline :)

      Eliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.