BOM GARFO || Delícia de Chocolate


O Natal quer-se doce. Como o amor pelos nossos, como as canções de Natal, como os miminhos gentis que entregamos uns aos outros. Como... as sobremesas! O Natal pede sorrisos em volta de uma mesa bonita e, por cá, a mesinha das sobremesas é bem caprichada e recebe inúmeros olhares gulosos ao longo de toda a noite — e dia! Não há nada melhor do que terminar uma refeição principesca com um docinho que cai bem na alma e desperta o nosso lado mais feliz. E um doce que cumpre bem o seu papel é a Delícia de Chocolate.

Delícia de Chocolate... o nome já entrega tudo. Uma tarte gulosa e surpreendente porque o seu exterior cozido e crocante não deixa adivinhar que há uma mousse cremosa lá dentro, pronta a ser devorada e para deixar uns bigodes de chocolate! As framboesas dão o toque final e todos torcem para que a sua fatia contemple uma das sortudas bagas vermelhas, qual Rodolfo culinário! Um efeito lindíssimo que traz recordações das lindas ilustrações de tartes dos livros da Anita. Suspirava por todas elas, vistosas, ricas e com um aspeto apetitoso. E agora podemos ter uma dessas na mesa.

Para fãs de chocolate, para crianças, para fãs de sobremesa, bons garfos e bocas doces, a Delícia de Chocolate cumpre a sua missão de deixar o paladar radiante e os olhos a brilhar. Não falha, entre as nossas mesas!



Ingredientes
Açúcar | 200g
Chocolate culinário | 250g
Manteiga | 150g
Ovos | 6 unidades
Farinha | 50g
Opcional:
Framboesas
Açúcar em pó

Receita
1. Pré-aquecer o forno a 200ºC;
2. Bater o açúcar, as gemas e a manteiga. Depois de bem batido, adicionar o chocolate já derretido;
3. Adicionar a farinha e bater bem.
4. Envolver as claras batidas em castelo suavemente — sem misturar demasiado, de forma a criar uma consistência leve;
5. Colocar o preparado numa forma de fundo amovível;
6. Levar ao forno durante 20 minutos.
O segredo: esta tarte deve cozer durante muito pouco tempo. O objetivo é que o bolo fique cozido por fora mas o interior tenha uma consistência cremosa de mousse, que contraste com o crocante, portanto, adaptem o tempo de cozedura ao vosso forno e retirem a tarte assim que os lados estiverem cozidos. Um minuto a mais e perdem o efeito surpresa.

Por fim, é só decorarem a vossa Delícia de Chocolate como mais gostarem. Como utilizo chocolate negro de culinária e a Delícia é bastante doce, gosto de contrastar com o sabor ácido e frutado da framboesa, além de criar um efeito decorativo lindíssimo. E um bocadinho de açúcar em pó, só para agradar os gulosos. Se experimentarem a receita, prometem partilhar comigo uma foto de como ficou?

7 comentários

  1. Que bom aspeto! Já guardei a receita, obrigada por partilhares :)

    ResponderEliminar
  2. Nês, eu nem gosto de bolos, maaaaas, ultimamente, ando com imensa vontade de bolos de chocolate. Porém, neste faltou uma coisa crucial: A FOTO DO INTERIOR. Quero veeeeeer. Acho que era o impulso para eu experimentar fazer eheheh

    ResponderEliminar
  3. Tão bonito, tão natalício... e deve ser tão bom!

    ResponderEliminar
  4. Fiz o bolo e ficou delicioso 😃 Obrigada pela receita!

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.