quinta-feira, 8 de novembro de 2018

PASSAPORTE || Núcleo de Arte Oliva


Inaugurado em 2013, o Núcleo de Arte Oliva veio servir como um projeto inovador de reaproveitamento das instalações de uma das mais antigas e importantes fábricas de São João da Madeira: Oliva. O complexo criativo, que conta com diversas atividades e ofícios, é casa permanente de duas coleções de arte contemporânea: Coleção Norlinda e José Lima que, até Fevereiro, apresentam a exposição Intersticial II, e a Coleção Treger/Saint Silvestre, um acervo de arte bruta e que se caracteriza como uma exposição sobre violência — nas várias representações possíveis da palavra.



Embora tenha gostado mais de Intersticial II do que da exposição de arte bruta, a particularidade que mais gostei deste património foi o facto de ser tão acessível. A arte contemporânea tem sido — como é de esperar — polémica, e um dos maiores obstáculos para o público acaba por ser como interpretar o que nos chega aos olhos. O despertar de emoções não é imediato nem garantido em toda e qualquer coleção de arte contemporânea, mas consegui senti-lo em ambas as exposições. São emoções palpáveis como o amor, a depressão, a solidão, a intensidade das cores, o choque das imagens.



O bilhete de entrada para o Núcleo tem o custo de 2€, sendo que estudantes, portadores de cartão Jovem e visitantes com idade superior a 65 anos pagam metade do valor. Aos Domingos, até às 13H30, a entrada é gratuita. Podem também adquirir o Bilhete Conjunto que engloba os três principais museus de São João da Madeira (Núcleo de Arte Oliva, Museu do Calçado e Museu da Chapelaria) por 4€, que foi a nossa opção.

2 comentários:

  1. Que imagens interessantes! Fiquei curiosa em ir, e não é nada caro :)

    3200 Degrees ❤

    ResponderEliminar
  2. Ai Inês, eu vou pôr "visitar todos os locais referidos nas publicações Passaporte" na minha lista de objetivos de vida. Destacas cada um que o coração não aguenta <3.
    A frase da primeira foto, que impacto que têm, tão bonita!
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)