quarta-feira, 7 de novembro de 2018

BOM GARFO || Petiscaria Santo António

 PORTO

Localizado na icónica fachada de casas da Rua da Assunção, encontra-se a pitoresca Petiscaria Santo António. As ombreiras claras da fachada contrastam com o interior pequenino e recheado de tons escuros e quentes e a sala pouco ampla — mas que nos remete para um ambiente caseiro e mais próximo dos funcionários — recomenda que cheguem cedo ao local (o restaurante ficou cheio muito depressa).


O fado dos estudantes de Coimbra transmitido nas colunas casa harmoniosamente com os sinos dos Clérigos que tocam bem por cima de nós. O ambiente perfeito para experimentarmos petiscos tradicionais portugueses ao som do Porto. Veio para a mesa queijo de cabra com mel e presunto, uma salada picante de sardinha, peixinhos da horta, favas com enchidos e — para a esquisitinha menos portuguesa do mundo, porque não aprecio nenhuma das iguarias — um bacalhau com natas. Fiquei desconsolada por só descobrir mais tarde que podia ter pedido um chá quentinho no copo para beber.


Como já referi, não provei nenhum dos petiscos, mas a mesa aprovou com distinção. E o mesmo posso dizer do meu bacalhau com natas, cremoso, com um queijo forte e um sabor rico. Todos os pratos satisfazem os paladares de quem procura sabores intensos e tipicamente portugueses. A simpatia e disponibilidade dos funcionários é o extra necessário para sairmos felizes pela baixa fora. As sobremesas, embora promissoras, ficaram para outra altura — afinal de contas, havia cupcakes para matar saudades.


Costumamos evitar pontos de restauração localizados em zonas muito turísticas mas saí agradavelmente surpreendida. A preço zero turístico, desfrutei de uma experiência gastronómica familiar, agradável e ao som dos Clérigos. Aprovado!
______________________________
Rua da Assunção, 40, Baixa
Porto
Contacto: 938 701 632

1 comentário:

  1. Fica já guardado para uma próxima visita ao Porto, uma cidade que me marcou tanto e foi minha casa durante três bonitos meses *.*

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)