quarta-feira, 24 de outubro de 2018

LIVROS || The Sun and Her Flowers


Sou fã da poesia de Rupi Kaur desde que ganhou visibilidade pelo Twitter com o seu primeiro livro, Milk and Honey, e embora tenha caído numa popularização exacerbada — da qual, muito possivelmente, também fiz a minha parte e contribuí para —, nunca deixei de ter curiosidade com a sua poesia delicada e vontade de ter o seu trabalho na minha biblioteca. Talvez tenha sido por isso que tinha mais vontade de ter o The Sun and Her Flowers na mão do que o primeiro livro; foi, à semelhança do primeiro, muito popular, mas não teve o mesmo número de partilhas.

Recebi-o num delicado e amoroso presente da Cherry e nesse mesmo serão deleitei-me a ler. The Sun and Her Flowers é um livro de poesia contemporânea que está dividido em cinco partes: wilting, falling, rooting, rising e blooming — murchar, cair, enraizar, erguer e florescer. À semelhança das flores — elemento inúmeras vezes referenciado pela poeta —, Rupi Kaur leva-nos numa viagem crua e real desde o sofrimento pela perda, pela ausência, pelo coração partido até ao destino final, o amor próprio, a auto-valorização, sempre acompanhado pelos seus esboços minimalistas e que figuram, na perfeição, os seus poemas.

Separação, violação, emigração, gratidão, refugiados, ambiente, feminismo e amor próprio são alguns dos temas mais frequentes em The Sun and Her Flowers. Confesso convosco que nunca fui a maior aficionada pela poesia dita comum, mas que a contemporânea e livre sempre me prendeu. As mensagens são diretas mas com um traço sofisticado e delicado. De leitura rápida e fluída, é impossível não nos sentirmos encaixados, pelo menos, num poema.

Terminei-o nessa mesma noite, desconsolada por não ter sido capaz de me controlar e gerir a leitura. Gostava de o ter prolongado por mais tempo, mas não parava de o folhear. No entanto, sei que é um livro ao qual vou voltar. Não para o ler todo, mas para revisitar certas passagens. Umas vezes, para mim. Outras vezes, para partilhar com os outros. Obrigada, Cherry!

Autora: Rupi Kaur
Número de Páginas: 254
Disponível na WOOK (ao comprares através deste link, estás a contribuir para o crescimento do Bobby Pins).

2 comentários:

  1. Ainda agora estive com este livro na mão, no aeroporto. Tenho tanta curiosidade de ler as palavras desta poeta que escreve como sente, de uma forma tao crua e ainda assim delicada.
    Affff, devia de ter comprado!

    ResponderEliminar
  2. Depois de te perguntar no Instagram que livro era, coloquei-o imediatamente, e o «Milk and Honey», na minha lista de desejos da minha conta da Bertrand! Parece-me ser um livro que, para além de delicado, será aberto muitas vezes por mim, ao acaso, só para saborear essas palavras!

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)