LIVROS || Os Meus Problemas


Ainda não me havia estreado nos livros de Miguel Esteves Cardoso e aproveitei a Feira do Livro da Ericeira para colmatar a falha. De entre tantos títulos disponíveis e sem grandes conhecimentos das suas obras, julgo que acabei por trazer um dos seus volumes mais antigos — quiçá o mais antigo: Os Meus Problemas.

Os Meus Problemas é uma compilação de crónicas, publicado nos anos 80 e que explora — com o humor, ironia e estilo inconfundível do MEC — os assuntos mais diversificados, sempre com uma particular atenção para o nosso país. Amor, amizade, política, sociedade, solidão, parentalidade, tradições e cultura são alguns dos temas de destaque. Concordando e discordando do raciocínio de certas crónicas, a leitura fez-se vagarosa e aprazível.

Um detalhe que gostei n'Os Meus Problemas, foi a nota inicial do autor, que recorda o livro e o seu conteúdo com um certo olhar cirúrgico e reconhece que já não se identifica com as generalizações de certas passagens. Senti imediata empatia pelo prefácio — e creio que qualquer pessoa que escreva e, em especial, opine, vai também senti-la —, porém, aquilo que mais se destacou em todas as crónicas, foi a sua intemporalidade. Os temas abordados em cada crónica são, ainda hoje, muito actuais. Alguns com a devida adaptação para a actualidade, outros com as devidas excepções. Mas não é uma leitura ao passado. Pelo contrário. O passado relembra-nos de que já se discutem estes assuntos há algum tempo.

No final, julgo ter sido uma introdução simpática ao Miguel Esteves Cardoso e recomendo a leitura para qualquer pessoa que aprecie uma boa crónica. Com um toque leve e recheado de ironia, é um bom livro para reflectir e rir um pouco pelo meio. Fãs do MEC, qual o próximo livro que devo ler? Ou qual o melhor?

Autor: Miguel Esteves Cardoso
Número de Páginas: 220
Disponível na WOOK (ao comprares o livro através deste link, estás a contribuir para o crescimento do Bobby Pins).

5 comentários

  1. Adoro! É um dos meus escritores preferidos!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. O único livro que li dele foi o "Como é linda a puta da vida" e adorei, recomendo muito :)

    ResponderEliminar
  3. Na verdade, nunca li nada dele e talvez me aventure nesta obra, tal como sugeres!
    Um beijinho*
    Bem-Me-Quer🌼

    ResponderEliminar
  4. Sou fascinada pela escrita de MEC, porque revela um enorme sentido de humor e ironia, ao mesmo tempo que aprofunda questões e particularidades sempre atuais. Além disso, tem a capacidade de explorar aqueles pequenos nadas que passam despercebidos à maioria, mas que ele descreve com proximidade e inteligência.
    Adorei «Os Meus Problemas» e aconselho também "Como é linda a puta da vida", "Amores e Saudades de um Português Arreliado" e "A Causa das Coisas"

    ResponderEliminar
  5. Eu ainda não li nenhum livro dele, também tenho que colmatar essa falha. Adoro ler crónicas, pelo que estou tentada a começar também por esse livro.
    Identifico-me com essa nota inicial do autor e acho maravilhoso que a tenha incluído no livro. Isso mostra que é natural mudarmos de perspetivas ao longo do tempo, e nem os escritores escapam a isso.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.