quinta-feira, 20 de setembro de 2018

LIVROS || Os Meus Problemas


Ainda não me havia estreado nos livros de Miguel Esteves Cardoso e aproveitei a Feira do Livro da Ericeira para colmatar a falha. De entre tantos títulos disponíveis e sem grandes conhecimentos das suas obras, julgo que acabei por trazer um dos seus volumes mais antigos — quiçá o mais antigo: Os Meus Problemas.

Os Meus Problemas é uma compilação de crónicas, publicado nos anos 80 e que explora — com o humor, ironia e estilo inconfundível do MEC — os assuntos mais diversificados, sempre com uma particular atenção para o nosso país. Amor, amizade, política, sociedade, solidão, parentalidade, tradições e cultura são alguns dos temas de destaque. Concordando e discordando do raciocínio de certas crónicas, a leitura fez-se vagarosa e aprazível.

Um detalhe que gostei n'Os Meus Problemas, foi a nota inicial do autor, que recorda o livro e o seu conteúdo com um certo olhar cirúrgico e reconhece que já não se identifica com as generalizações de certas passagens. Senti imediata empatia pelo prefácio — e creio que qualquer pessoa que escreva e, em especial, opine, vai também senti-la —, porém, aquilo que mais se destacou em todas as crónicas, foi a sua intemporalidade. Os temas abordados em cada crónica são, ainda hoje, muito actuais. Alguns com a devida adaptação para a actualidade, outros com as devidas excepções. Mas não é uma leitura ao passado. Pelo contrário. O passado relembra-nos de que já se discutem estes assuntos há algum tempo.

No final, julgo ter sido uma introdução simpática ao Miguel Esteves Cardoso e recomendo a leitura para qualquer pessoa que aprecie uma boa crónica. Com um toque leve e recheado de ironia, é um bom livro para reflectir e rir um pouco pelo meio. Fãs do MEC, qual o próximo livro que devo ler? Ou qual o melhor?

Autor: Miguel Esteves Cardoso
Número de Páginas: 220
Disponível na WOOK (ao comprares o livro através deste link, estás a contribuir para o crescimento do Bobby Pins).

5 comentários:

  1. Adoro! É um dos meus escritores preferidos!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. O único livro que li dele foi o "Como é linda a puta da vida" e adorei, recomendo muito :)

    ResponderEliminar
  3. Na verdade, nunca li nada dele e talvez me aventure nesta obra, tal como sugeres!
    Um beijinho*
    Bem-Me-Quer🌼

    ResponderEliminar
  4. Sou fascinada pela escrita de MEC, porque revela um enorme sentido de humor e ironia, ao mesmo tempo que aprofunda questões e particularidades sempre atuais. Além disso, tem a capacidade de explorar aqueles pequenos nadas que passam despercebidos à maioria, mas que ele descreve com proximidade e inteligência.
    Adorei «Os Meus Problemas» e aconselho também "Como é linda a puta da vida", "Amores e Saudades de um Português Arreliado" e "A Causa das Coisas"

    ResponderEliminar
  5. Eu ainda não li nenhum livro dele, também tenho que colmatar essa falha. Adoro ler crónicas, pelo que estou tentada a começar também por esse livro.
    Identifico-me com essa nota inicial do autor e acho maravilhoso que a tenha incluído no livro. Isso mostra que é natural mudarmos de perspetivas ao longo do tempo, e nem os escritores escapam a isso.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Quaisquer comentários que visem a ofender e/ou afectar a minha integridade, dos meus leitores, comentadores, bloggers ou entidades que refiro nas minhas publicações não serão aceites.

Quaisquer questões colocadas serão respondidas na própria caixa de comentários!

Muito obrigada por estares aqui :)