Para a nossa última manhã em Oslo, aproveitámos o dia soalheiro para nos dirigirmos ao Parque Vigeland — também conhecido como Parque das Estátuas —. O nome é dedicado ao artista norueguês, Gustav Vigeland, que deu alguma identidade ao lugar através das duzentas famosas esculturas que podem encontrar no parque.
Grande e de aspecto imperial, o parque convida-nos a ficar, a fazer um picnic, a passear de mão dada, a andar de bicicleta ou a correr pela imensidão de relva que encontramos. Uma ponte divide o enorme lago que embeleza o espaço natural e é aí que vão poder encontrar o espólio em céu aberto de Vigeland — incluindo o ex-libris: The Angry Boy —.
Aquilo que torna as estátuas de Vigeland tão hipnotizantes e apaixonantes é a sua simplicidade, dramatismo e acessibilidade. As estátuas têm movimento ou emoções que nós próprios (re)conhecemos - ou, mesmo que não as conheçamos, conseguimos imaginar perfeitamente -. Tornam-se transversais, entregando arte sem complexos. É isso que lhes dá alguma beleza.
O nosso tempo estava contado — afinal de contas, a nossa aventura não terminava em Oslo — e não pudemos usufruir do espaço com o tempo e preguiça que desejávamos. Mas confirmámos que é um dos pontos turísticos que não devem deixar de visitar e que vão passar um tempo agradável por lá, mesmo que esteja contado. A entrada é gratuita.
Os teus post das viagens é incrível, parece que estamos lá :)
ResponderEliminarBom olho fotográfico.
Muito giro o parque.
Que espaço lindo!
ResponderEliminarO verde e o azul reinam e transmitem tranquilidade.
Beijinho*
Uau! Quero muito um dia ir à Noruega!
ResponderEliminarEscreves com tanto pormenor e detalhe que até parecia que eu estava contigo. Boas imagens (e recordações).
http://norwegian-heart-portuguese-blood.blogspot.com/
Este sítio parece ser muito tranquilo e acolhedor :)
ResponderEliminarE gosto sempre das tuas fotografias!
Beijinhos
Embora muita gente torça o nariz quando se fala em Noruega, acho que será um sitio que vou gostar de visitar. (gostei desse céu quase limpinho)
ResponderEliminar