PASSAPORTE || Ópera de Oslo


Um iceberg que emerge da água; é esta a ilusão que a Ópera de Oslo entrega aos nossos olhos quando a observamos do porto. Num estilo arquitectónico que eu classificaria como prima afastada da Ópera de Sidney e da Casa da Música do Porto — poderiam ser as três amigas, certo? —, a Ópera de Oslo enquadra-se na perfeição com a identidade da capital: moderna, geométrica, imponente e de tonalidades frescas. Uma curiosidade: o edifício foi projectado pelos mesmos responsáveis da Biblioteca de Alexandrina. Quão incrível isto é?




Se por fora já deslumbra, por dentro brilha pela simplicidade que nos conquista. Padrões é a palavra-chave que me vem à mente quando recordo a Ópera por dentro, muito luminosa graças aos enormes vidraçais que convidam a luz a entrar. O lado das escadas e das salas está brilhantemente camuflado por uma estrutura de madeira que dá uma sensação labiríntica e de infinitude hipnotizante. Do lado oposto, as casas de banho estão decoradas com um relevo geométrico que dá a sensação de que as paredes são feitas de papel amachucado. Os dois padrões, bastante diferentes, combinam na perfeição e conferem à Ópera de Oslo a característica arrojada e moderna por que é conhecida. Uma coisa importante que têm de compreender sobre a Noruega: tudo é design, beleza e praticabilidade.



A Ópera de Oslo é conhecida pelas suas — como o nome já desvenda — óperas mas também por ter um cartaz repleto de bailados. Os bilhetes são caros — como seria de esperar — mas, com ou sem bilhete na mão (no dia em que lá fomos, o espectáculo era Don Giovanni e chorei por dentro por não ir), vale a pena entrar e explorar a Ópera, até porque existe no interior um restaurante e o exterior tem uma rampa que, no topo, se transforma num miradouro para onde poderão ter uma vista privilegiada para a cidade e para o Fiorde de Oslo. Vale a pena informar, também, que a entrada é gratuita e que, se passarem na loja da Ópera, vão encontrar o meu coração perdido por lá e apaixonado por todas as coisas que não trouxe comigo. Aviso já que leitoras bailarinas vão perder o seu coração por lá também!

7 comentários

  1. Que sítio espetacular! Obrigada por nos permitires viajar através das tuas palavras e fotografias :)

    ResponderEliminar
  2. A adorar a tua perspetiva\visão da Opera de Oslo pelas tuas fotografias!

    OHCRLN
    instagram: @carolinarfrancisco

    ResponderEliminar
  3. Opá que bonito e as tuas palavras descritivas ainda tornam tudo mais mágico!

    (p.s. Amanhã vai sair um post acerca do desafio e fiz referência ao teu blog, beijinhos!)

    ResponderEliminar
  4. É muito parecida com a Casa da Música do Porto, mas mais imponente e mágica, por estar rodeada pelo mar.
    A penúltima foto está espetacular!
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  5. Deixaste-me com vontade de lá ir!!!!


    JU VIBES | @itsjuvibes ❤

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.