PASSAPORTE || Catedral Árctica de Tromsø


É a imagem de marca de Tromsø e destaca-se pelo contraste na cidade pitoresca. Se a Catedral Árctica de Tromsø estivesse situada em Oslo, a integração era muito mais natural e previsível. Assim, encontrá-la no meio de uma cidade de montanha com casas coloridas dá-lhe o destaque que uma Catedral assim merece.

A Catedral Árctica de Tromsø não passa despercebida, nem que seja pelo seu design distinto; triangular, branca e de cimento, é também muitas vezes ligada à Ópera de Sidney. A mim, relembra-me sempre uma tenda dos tempos modernos onde quem abraça a fé poderá encontrar algum consolo.


O interior mantém o minimalismo e modernidade. Ao entrarem, podem encontrar um órgão, uma zona dedicada às crianças — com livros e alguns brinquedos, para que possam estar entretidas enquanto os pais estão a participar — lustres maravilhosos e um vitral que se torna uma fatalidade estar colocado do lado errado. A posição do vitral está direccionada para o lado onde o Sol nunca vai durante o Midnight Sun, o que significa que nunca é iluminado e o efeito fica apenas uma promessa que não se cumpriu. No entanto, a sua beleza é encantadora.


Eu gosto de visitar igrejas nas minhas viagens pelo seu simbolismo arquitectónico. Geralmente, são ricas nos mais diversos estilos de época, que eu gosto de tentar reconhecer e admirar. No entanto, acho igualmente admirável quando uma igreja se consegue apresentar com todos os elementos sem um cariz pesado ou típico de uma igreja que, de certa forma, afasta muitas pessoas. Este encontro de estilos modernos com ligações intemporais pode dar um certo conforto a quem não encontra, nas igrejas típicas, a sensação de casa. Não é propriamente o meu caso — repito-me, mas eu acho a maior parte das igrejas muito bonitas, embora não tenha qualquer tipo de religião para me relacionar com elas além da sua óbvia beleza — mas estou confiante que é o caso de muitas pessoas. 

Esta Catedral digna do Árctico foi uma bonita surpresa no seu interior, porém, sempre me apaixonei mais por ela quando a encontrava no horizonte, no seu branco imaculado a contrastar com o horizonte verdejante ou colorido, confiante, mesmo na diferença que a caracteriza. 

1 comentário

  1. A beleza na simplicidade! Linda e, certamente, acolhedora! Um beijinho grande 😘

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.