BOM GARFO || Boa-Bao

 LISBOA

Uma folga muito merecida entre aventureiras pedia um ponto de encontro a preceito. E o Boa-Bao andava na minha mira há muito tempo. Badaladíssimo, tentei a minha sorte para um jantar após o meu regresso da Noruega na esperança de que o entusiasmo já estivesse mais controlado — afinal de contas, já lá vai um ano —. Tinha uma hora de espera e aceitei a derrota. Desta vez, para um almoço descontraído, chegámos cedo e o restaurante esteve quase por nossa conta durante uns minutos. A minha recomendação, assim, torna-se previsível: privilegiem os dias da semana e a hora de almoço para conhecerem o Boa-Bao, uma vez que não é possível fazer reserva.


Uma viagem pelo Oriente, é o que a casa promete. E cumpre. Embora não tenha feito registos do interior — porque a companhia merecia toda a minha atenção — admito que as luzes amorosas no tecto não foram o suficiente para me convencer. As mesas corridas e demasiado próximas umas das outras desapaixonaram-me do lugar e senti, por várias vezes, que as mesas do lado tinham de participar na nossa conversa e nós na delas. Um espaço mais intimista seria uma aposta de sucesso.


Somos conquistados logo pelo menu, que nos convida a viver uma aventura. E nós, como boas aventureiras que somos, fomos a isso. Os pratos estão muito bem organizados e detalhados — ingredientes, molhos, acompanhamentos, nível de picante —. Ao contrário do verdadeiro espírito de aventura na Ásia, aqui, sabem ao que vão e conseguem saber o que estão a pedir! Tailândia, Vietname, Índia, Japão e China foram alguns dos países que eu consegui identificar pela carta. Eu decidi viajar pela Índia com um Caril Massaman de Frango e Coco e a minha companhia voou para a Tailândia, optando por um Pad Thai com Vegetais, Noodles de Arroz e Camarão Black Tiger. Para beber, espreitámos a carta de bebidas — que parece um passaporte — e seleccionámos o chá frio da casa, cítrico e com um toque de baunilha.


Sabor. Acho que é esta a palavra-chave do Boa-Bao que, embora seja um pouco redundante — não devíamos esperar outra coisa — tem como intenção reunir todos os elogios bons e possíveis deste lugar. Ainda não caminhei pela Ásia, mas cada garfada — no meu caso, colherada — transportou-me até lá. O meu caril estava perfeitamente apurado, apimentado e rico, uma orquestra de sabores onde todos os ingredientes eram essenciais para darem equilíbrio e harmonia. O Pad Thai estava fenomenal e delicioso, rico e surpreendente por todas as combinações. Costumo ser sempre a última a terminar todas as refeições — eu como, por natureza, muito devagar — mas aqui, eu fiz questão: queria desfrutar de cada colherada, de tão satisfeita que estava.


Ficámos quase 3h à mesa, entre os nossos pratos, sabores, cheiros e histórias — de viagens, onde começam e acabam sempre as nossas conversas, e que eu adoro — e a própria funcionária que nos atendeu ao longo de toda a experiência não deixou de reparar. Nós já estávamos a partir, mas os pratos ajudaram a tornar tudo mais delicioso.

Ficam por provar dezenas de pratos que despertaram a minha atenção e curiosidade, e sem dúvida que quero regressar. Tenho medo de dizer que é um candidato a tornar-se num dos meus restaurantes preferidos de Lisboa por ser tão difícil de o visitar. Mas quero voltar. E — embora a companhia tenha sido perfeita — gostava muito de repetir esta viagem com uma companhia também ela muito especial: o meu pai, que já leva alguns destes países às costas. Para mim, desvendar se estes são mesmo os sabores reais da Ásia, para ele, se a minha pergunta tiver resposta afirmativa, para os recordar com gosto. E entre cada dentada, ouvir milhares de curiosidades da forma que só ele sabe contar. Quem disse que não podemos fazer viagens sem sair do lugar?
______________________________
Largo Rafael Bordalo Pinheiro 30, 1200-108
Lisboa
Contacto: 919 023 030

4 comentários

  1. Maravilhoso!Ando mortinha para lá ir !!

    ResponderEliminar
  2. Fui ao Boa-bao com o mesmo grupo de amigos com quem fui para a Tailândia. Foi o restaurante escolhido para a reunião antes da partida. Fiquei maravilhada pela capacidade de nos transportar para um sítio para onde ainda não tínhamos ido. Escolho o Pad Thai, que era delicioso, e que depois tantas vezes comi durante a viagem.
    Beijinhos Inês

    ResponderEliminar
  3. Não sei se é por ser tão procurado ou por querer sair da minha zona de conforto no que toca a comida, que quero muito visitar o Boa-Bao. O meu irmão esteve lá há pouquíssimo tempo e a inveja foi enorme. Espero que não fique na lista por muito tempo.
    Obrigado pela descrição, está, sem dúvida, incrível!! :)

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.