PASSAPORTE || Jardim Botânico de Lisboa


Visitei o Jardim Botânico de Lisboa quando ainda era criança — e dessa visita, confesso, tenho poucas recordações —, pelo que achei esta reabertura do Jardim, após um ano e meio de obras, a oportunidade perfeita para refrescar a minha memória e desfrutar de um passeio bonito.


Surgiu como espaço de ensino e investigação para os estudantes de botânica da Escola Politécnica de Lisboa, no séc. XIX. A Escola deu lugar à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa — que, agora, se situa no Campo Grande , mas o espaço da antiga escola foi aproveitado como Museu e o Jardim Botânico sobreviveu — a muito custo — até aos dias de hoje.


A colecção de espécimes é diversificada e podem encontrar plantas das mais variadas regiões do nosso planeta. Entrar no Jardim Botânico é como esquecermos que estamos no centro caótico de Lisboa; somos invadidos por um ambiente tranquilo e melodioso pelo chilrar dos pássaros e apenas recordados da cidade quando a vemos recortada em algumas das vistas que o Jardim proporciona.


Aquando da nossa visita, notámos que ainda existiam algumas áreas a serem preparadas e que o Jardim não estava completamente terminado. Há raízes à vista para crescer, pormenores que precisam de ser escondidos e tratamentos necessários que, com o tempo, vão ao lugar. Concordámos que o Jardim Botânico merecia um regresso daqui a cerca de um ano, altura em que acreditamos que o espaço estará muito mais bonito, arranjado e inundado de plantas que, de momento, estão a nascer.


Ainda assim, a visita foi absolutamente incrível e senti uma enorme felicidade por ver o espaço recuperado e repleto de visitantes. Reconheço que sou uma verdadeira leiga no que toca a botânica — e nunca achei piada nenhuma estudá-la, na escola — mas o ambiente e a Natureza respondem por si com imagens deslumbrantes e cenários dignos de um filme de fadas e princesas. E, para mim, isso chega-me para passear por lá com um sorriso rasgado.


A semana de visitas gratuitas já terminou — e nós fomos mesmo na recta final, quando o tempo deu tréguas — mas o bilhete mais caro custa 2 euros (1 euro, se forem estudantes), portanto, acredito que podem, com certeza, planear uma visita para qualquer outra altura sem que a vossa carteira amue.

5 comentários

  1. Também visitei o Jardim Botânico de Lisboa quando era muito pequena, por isso já nem me recordo. Adorava voltar lá, ainda por cima a entrada é tão barata (mais caro é deslocar-me até ká).
    Nunca me canso de dizer que as fotos que tiras são verdadeiramente deslumbrantes. Consegues captar a essência e a beleza de um lugar, e fazer-nos desejar desesperadamente estar lá.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  2. Tenho mesmo que ir a este jardim, mas vou esperar pelos dias de sol. 8)

    ResponderEliminar
  3. Fiquei com tanta vontade de visitar, parece mesmo uma maravilha para os nossos olhos e mente. Gostei muito das fotos :)

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.