FRIENDS || Dobble


Adoro jogos de todos os tipos, sendo que os meus preferidos serão sempre de cartas e tabuleiro, que nos fazem esquecer os telemóveis e passar um bom serão entre gargalhadas e instintos mais competitivos. E este verão que passou, descobri mais um jogo que entra para a minha lista dos favoritos de sempre: Dobble.

A premissa do jogo é a mais rápida e simples de sempre: estão a ver as três cartas da fotografia? Escolham duas aleatoriamente; qual é a figura comum nas duas? Aí está o jogo.
Todas as cartas estão recheadas de elementos (com tamanhos diferentes) e todas as cartas têm uma figura em comum entre um par. Não importa qual o par que escolham, todas irão ter uma gravura igual. O objectivo? Encontrar a figura igual primeiro que os vossos oponentes. Parece fácil, certo? Mas só parece.

Uma das coisas mais incríveis do Dobble é que existem cinco formas diferentes de o jogarem com os vossos amigos, sendo que o objectivo é sempre o mesmo, encontrar a gravura comum. O que varia são as dinâmicas de jogo. Uma outra coisa incrível do Dobble é que é um jogo de cartas que pode contar até oito participantes, o que costuma ser raro conseguir abranger tantas pessoas, e perfeito para serões em que nenhum elemento do grupo tem de ficar de fora. Por último, é também incrível por abranger praticamente todas as idades, não só porque o próprio jogo não tem qualquer tipo de dificuldade na compreensão das gravuras, como também as regras são fáceis de assimilar por qualquer pessoa. Todos podem participar!

Citando uma descrição deste jogo que achei muito fiel: "Monopólio é o inferno, Uno é satanás e Dobble é o filho dos dois". Preparem-se para amizades perdidas, para alianças contra alguém do grupo (geralmente, o que faz mais danos de jogo ou o que tem o olho mais rápido), para gritaria e para falarem todos ao mesmo tempo e para as gargalhadas de se esquecerem do nome das figuras ("ai, como se diz iglo? Espera! IGLO! IGLO!"). Com a excitação de quererem ganhar e serem os primeiros a descobrir a figura comum, vão descobrir que o que está diante do vosso nariz fica bem escondido. Levem a latinha do jogo para uma jantarada e vão ser os mais acarinhados do serão.

8 comentários

  1. Conheci este jogo durante o meu estágio anterior e gostei tanto que comprei um para mim. É excelente para treinar a atenção!

    ResponderEliminar
  2. Adorei! Sou mega fã de jogos e não conhecia este! Onde posso comprar?

    ResponderEliminar
  3. Adoro este jogo!
    Lembrei-me de um agora mesmo, que penso que será a tua cara. Chama-se Dixit. Conheces? É o meu favorito de sempre! Beijinhos :)
    Ana

    ResponderEliminar
  4. O meu namorado é obcecado com jogos, este já fez sucesso lá em casa :) recomendo o jungle speed e o fantasma Blitz, muito giros dentro do estilo jogos pequenos!
    Lembrei-me de ti: https://nit.pt/buzzfood/cafes-e-bares/as-pipocas-gourmet-saudaveis-sabor-pizza-vinho-vao-invadir-portugal

    ResponderEliminar
  5. Sou doida por jogos de tabuleiros, puzzles e coisas do género. Por acaso não conhecia este.
    Beijinhos ♥
    ♥ http://araparigadeinformatica.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Partilha comigo o teu comentário ou opinião sobre este artigo. Sempre que possível, respondo às perguntas diretamente no comentário. Obrigada por estares aqui :)

Desde 2014

Instagram


P.S: HÁ SEMPRE BOAS NOTÍCIAS AO VIRAR DA ESQUINA
_______________________
Bobby Pins. Theme by STS.